Banner
Banner

Banner
Banner
Banner
Banner

Banner
Banner
Página Principal

XIV ENCOB

APRESENTAÇÃO

Publicado em: Qui, 12 de Julho de 2012 18:21

Última Atualização em: Qui, 12 de Julho de 2012 18:43

CTI

Mato Grosso irá receber, de 03 a 09 de novembro, um dos maiores eventos de Recursos Hídricos do Brasil, o Encontro Nacional de Comitês de Bacias. Em sua XIV edição, o Encob chega pela primeira vez ao Centro Oeste. O tema do evento que será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, será “Comitês de Bacias: Trabalhando soluções para a sustentabilidade da gestão das Águas”.

O Encob é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, da Rede Brasil de Organismos de Bacias (Rebob), em parceria com os governos dos Estados que recebem o encontro, no caso de Mato Grosso, com o Governo do Estado, e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Durante o encontro, estarão reunidos em Cuiabá, representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas - legalmente instituídas no âmbito dos Sistemas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos -, existentes no território nacional, além de representantes dos governos federal, estaduais e municipais, usuários de água, da sociedade civil, especialistas, estudantes, entre outros.

Criado em 1998, durante uma reunião em Porto Alegre, por representantes de cinco estados brasileiros, o Encob surgiu da necessidade dos Comitês de Bacias Hidrográficas de trocar experiências que vinham sendo implantadas em todo o Brasil.

Com a criação do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) - instancia colegiada, formada pelo conjunto dos Comitês de Bacias e dos Sistemas Estaduais de Recursos Hídricos – o encontro se fortaleceu  por meio da promoção de ações de articulação e discussão entre os entes que integram o Sistema, buscando avançar com as políticas públicas de conservação, preservação e recuperação de águas superficiais e subterrâneas.

Em quatorze edições, o Encob tem proporcionado a discussão em conjunto, por todos os participantes diretos e indiretos do setor de água no Brasil, de temas relevantes ao desenvolvimento e qualidade de vida das pessoas, trazendo a participação efetiva de todos os segmentos da sociedade – poder público, usuários e sociedade civil -, na realização de programas e políticas necessárias ao setor, sendo consolidado como o grande fórum das águas no país.

Como maior objetivo o encontro visa identificar as oportunidades e desafios para a promoção da Gestão Integrada das Águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a apontar para toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos.

Voltar  |  Principal
Disque Denúncia
SEMA-MT

Telefone: (65) 3613-7200

Palácio Paiaguás, Rua C, CEP: 78.049-913 - Cuiabá - Mato Grosso

CNPJ: 03.507.415/0023-50