Banner
Banner

Banner
Banner
Banner
Banner

Banner
Banner
Página Principal

INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Metodologia de Cálculo

Publicado em: Qua, 26 de Março de 2014 16:40

Última Atualização em: Ter, 01 de Abril de 2014 09:45

Victória de Melo Arruda

O dashboard é uma ferramenta online gratuita, tendo como público-alvo experts, imprensa, governantes e o público em geral. Utiliza a imagem reconhecida universalmente de um painel de instrumentos (por exemplo: painel de avião ou carro), que é dividido em quatro partes, representando a performance econômica, social, ambiental e institucional dos países, estados ou municípios. Cada uma das divisões representa um agregado de diversos indicadores, demonstrados em diferentes cores, sendo que a cor de cada indicador demonstra sua performance. Tons de verde demonstram as condições mais positivas ou sustentáveis; tons de amarelo são neutros; tons de vermelho significam um aviso urgente de não-sustentabilidade em uma área. O efeito que se obtém é um indicador que gera a fácil compreensão do desempenho do desenvolvimento sustentável de um município, estado ou país e uma demonstração de como ele se compara com os demais.

Os dados são utilizados para produzir índices sintéticos. Entretanto, a classificação apresentada no Painel de Sustentabilidade deve ser interpretada e compreendida com muita prudência. Para os índices totais, geralmente se apresentará de forma convincente e plausível, Enquanto que, para os indicadores individuais, tal classificação poderá apresentar distorções. As distorções podem ser resultado de indicadores que apresentam dados com uma margem de variação muito grande entre os municípios, quando, por exemplo, comparamos a capital do estado com seu menor município. Mas, de qualquer maneira, os números para cada um dos indicadores estão disponíveis e podem ser utilizados pelos interessados para a realização das mais diversas análises e avaliações.

A grande vantagem da inserção dos indicadores na ferramenta do Painel de Sustentabilidade está relacionada à facilidade de comunicação, à possibilidade de comparabilidade e evolução dos municípios ao longo do tempo no estado. Sua importância está, também, relacionada à divulgação de informações para subsidiar a tomada de decisão do gestor público, o acompanhamento dos resultados das políticas públicas pela sociedade e subsidiar a priorização de investimentos e esforços para a melhoria de alguns indicadores de Mato Grosso.

Os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável - IDS do Estado de Mato Grosso são distribuídos em quatro dimensões, as quais possuem 42 indicadores da Dimensão Ambiental; 49 indicadores da Dimensão Social; 23 indicadores da Dimensão Econômica; e 25 indicadores da Dimensão Institucional, totalizando 139 indicadores.

Entretanto, não seria possível inserir todos os 139 indicadores no Painel de Sustentabilidade, seja pela dificuldade de visualização, seja pela impossibilidade de obter, para alguns temas, dados com abrangência municipal. Desta forma, com o objetivo de identificar quais seriam os indicadores a serem inseridos no Painel de Sustentabilidade, foram criados critérios para a sua seleção.

Para conferir os critérios de seleção, baixe o arquivo .pdf anexo no artigo.

Anexos:
ArquivoDescriçãoTamanhoModificado
Fazer download deste arquivo (criterios-de-selecao-dos-indicadores.pdf)Critérios de Seleção dos Indicadores 604 Kb26/03/2014 16:54
Voltar  |  Principal
Disque Denúncia
SEMA-MT

Telefone: (65) 3613-7200

Palácio Paiaguás, Rua C, CEP: 78.049-913 - Cuiabá - Mato Grosso

CNPJ: 03.507.415/0023-50