INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Publicado em: Qui, 27 de Março de 2014 10:20

Última Atualização em: Ter, 01 de Abril de 2014 09:40

Victória de Melo Arruda

Localizado no Centro-Oeste do Brasil, Mato Grosso ocupa uma área de 903.131,326 Km², sendo o terceiro maior território do país. Com 141 municípios, sua população está estimada em 3.035.122 milhões de habitantes sendo a capital, Cuiabá, sua cidade mais populosa com 551.098 mil habitantes. A maior parte da população, 81%, vive na zona urbana e 63% se declaram católicas (Censo 2010).

O clima predominante é o tropical, com elevada temperatura média anual superior a 24º graus e duas estações, seca e chuvosa, bem definidas. A sua superfície é, em sua maioria, plana, com relevo caracterizado pelas baixas altitudes.

O clima e o relevo são alguns dos fatores que propiciaram o desenvolvimento agrícola do estado. Mato Grosso é um dos maiores produtores nacionais de soja e milho. Também se destaca no plantio de arroz, algodão e de cana-de-açúcar. Além da agricultura, também é grande produtor de carne, possuindo o maior rebanho bovino do Brasil. A atividade agropecuária no estado tem como característica o uso intensivo de grandes extensões de terras combinadas com a utilização de alta tecnologia para aumentar a produtividade do setor.

Com o objetivo de preservar as riquezas naturais, o estado possui 19 unidades de conservação federais, 42 estaduais e 44 municipais, além de existirem 75 terras indígenas. Mato Grosso possui grande variedade de paisagens naturais, com três diferentes biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal.

Tabela a. Área do estado de Mato Grosso por biomas

tabela-por-bioma

O bioma Amazônia localiza-se no norte do estado. O bioma Pantanal está ao sudoeste, na divisa com Mato Grosso do Sul e a Bolívia. O bioma Cerrado está localizado principalmente nas depressões de Alto Paraguai-Guaporé, no sul e no sudeste do planalto dos Parecis e ao sul do paralelo 13, até os limites de Mato Grosso do Sul. A tabela b apresenta a área dos municípios por biomas.

Mato Grosso é, também, um estado exportador de águas, como colocado no Plano Estadual de Recursos Hídricos, tendo em seu território três diferentes Bacias Hidrográficas (Paraguai, Amazônica, e Tocantins-Araguaia), divididas em sete Sub-bacias e 27 Unidades de Planejamento e Gerenciamento - UPGs (tabela c), que permitem o efetivo gerenciamento dos seus recursos hídricos superficiais. O planalto dos Parecis é o principal divisor de águas do estado. A tabela c apresenta a divisão dos da área dos municípios segundo a(s) UPG(s) em que estão inseridos.

Anexos:
ArquivoDescriçãoTamanhoModificado
Fazer download deste arquivo (Tabela-c-Area-dos-municipios-por-Unidade-de-Planejamento-e-Gerenciamento-UPG.pdf)Tabela c. Área dos municípios por Unidade de Planejamento e Gerenciamento - UPG 2046 Kb27/03/2014 10:35
Fazer download deste arquivo (Tabela-b-Area-dos-municipios-por-biomas.pdf)Tabela b. Área dos municípios por biomas 959 Kb27/03/2014 10:35