Banner
Banner

Banner
Banner
Banner
Banner

Banner
Banner
Página Principal

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Comitê Estratégico de Gestão do Programa Global REDD Early Movers - CEGREM/MT

Publicado em: Seg, 26 de Fevereiro de 2018 15:50

Última Atualização em: Sex, 24 de Maio de 2019 09:25

Coordenadoria de Mudanças Climáticas e REDD+

REM-MT_logos-versoes-horizontal_-_cor-menor

O QUE É REM?

O Programa Global REDD+ for Early Movers (REM) (REDD+ para Pioneiros, na sigla em inglês) é uma iniciativa de remuneração de serviços ambientais baseada em resultados, viabilizada de forma conjunta pelos governos da Alemanha e do Reino Unido. Essa iniciativa premia nações comprometidas com a redução de emissões de CO2 por meio de ações de conservação de florestas.

Em resumo, o estado de Mato Grosso está sendo pago pelos resultados positivos de diminuição do desmatamento que apresentou. Isso só é possível por conta da iniciativa de REDD+.

REDD+

REDD+ é uma iniciativa de incentivo financeiro a países em desenvolvimento por seus resultados positivos na redução da emissão de gases estufa. Ou seja, países como o Brasil recebem dinheiro de países mais desenvolvidos por terem conseguido reduzir os índices de desmatamento e emissão de gases, ajudando assim a preservar a natureza e prevenir o aquecimento global.

Em 2017, o estado de Mato Grosso (MT) passou a ser beneficiado pelo REM por ter promovido uma redução de mais de 90% dos desmatamentos nas florestas no período 2004 a 2014.

O Programa REM/MT visa reduzir as emissões provenientes do desmatamento no Estado de Mato Grosso além de consolidar práticas de incentivos a serviços ambientais, em complementariedade com o Sistema Nacional de REDD+, como mecanismo inovador de financiamento de serviços ambientais.

CEGREM

O Comitê Estratégico de Gestão do REM/MT (CEGREM) possui caráter deliberativo, com o objetivo de alinhar as ações do Programa com a estratégia macro das políticas do estado de Mato Grosso.

O CEGREM foi criado através do Decreto Nº 1.689 de 24 de outubro de 2018, e é integrado pelas instituições governamentais executoras do programa REM, sendo elas Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE)/Secretaria Executiva da Estratégia Produzir Conservar e Incluir (PCI) e Superintendência de Assuntos Indígenas (SAI).

A SEMA atua como Secretaria Executiva do CEGREM/MT, apoiando seu funcionamento e atuando em conjunto com os demais membros para operacionalizar as decisões do colegiado.

Voltar  |  Principal
Disque Denúncia
SEMA-MT

Telefone: (65) 3613-7200

Rua C esquina com a rua F, Centro Político Administrativo - CEP: 78.050-970 - Cuiabá - Mato Grosso

CNPJ: 03.507.415/0023-50