Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Governo envia oito maquinários para conter incêndios no Pantanal
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quinta, 02 de Setembro de 2021, 13h00 | Última atualização em Quinta, 02 de Setembro de 2021, 13h17 | Acessos: 490 | Categoria: Notícias
Maquinários novos sendo enviados para realização de aceiros no Pantanal - Foto por: Assessoria
imagem sem descrição.

O Estado enviou nesta semana oito maquinários ao Pantanal para reforçar o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) no combate aos incêndios registrados na Transpantaneira, em Poconé (a 104 km de Cuiabá).

No local já eram utilizados três maquinários, totalizando agora 11 implementos para a realização de aceiros mecânicos. 

Destes, um caminhão esteira e duas pás-carregadeiras foram apreendidos de infratores ambientais e enviados na segunda-feira (30.08) pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e cinco são novos, enviados nesta terça-feira (31.08) cedidos pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT) para a utilização durante o período de estiagem. 

“Os maquinários fazem parte das ações implementadas pelo governo para que possamos manter os focos de incêndio controlados, como já está ocorrendo no estado, e possamos passar pelo período mais seco do ano sem grandes incêndios, principalmente no Bioma Pantanal”, avalia o secretário Alex Marega. 

A apreensão de maquinários pela Sema e a remoção dos equipamentos têm sido eficazes em impedir que os crimes ambientais continuem na localidade, e em descapitalizar de imediato infratores que insistem em cometer crimes ambientais em Mato Grosso. A remoção é possível pelo financiamento de caminhões pranchas especializados, pelo Programa REM MT - que premia resultados ambientais de redução do desmatamento.

Aceiros mecânicos

Esta modalidade de confecção de aceiros sem uso do fogo tem sido utilizada desde o início do ano para remoção da biomassa acumulada, tanto pelo Poder Público, quanto em parceria com a iniciativa privada. 

Por meio da técnica, os tratores retiram a vegetação de faixas de terra, o que impede que o fogo se alastre a partir do ponto escolhido como estratégico para a realização do aceiro. O maquinário é o mais apropriado para remover biomassa de áreas com risco de incêndios, e evitar que o fogo alcance maiores proporções. 

O uso do fogo em áreas rurais está proibido para qualquer finalidade em todo o território de Mato Grosso até 30 de outubro de 2021, conforme o decreto estadual  nº 938/2021.  O uso do fogo em áreas urbanas é proibido o ano todo.

A recomendação da Sema também é que não seja utilizado maquinário para colheita ou aceiro no horário mais quente do dia, que vai de 10h às 15h, para evitar acidentes e novos focos de incêndio acidentais.

 

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838