Banner
Banner

Banner
Banner
Banner
Banner

Banner
Banner
Página Principal

DESTAQUES

Metodologia de Cálculo

Publicado em: Qui, 21 de Fevereiro de 2013 16:12

Última Atualização em: Qui, 21 de Fevereiro de 2013 16:25

CTI

pegada
Pegada Ecológica
O cálculo da Pegada leva em consideração o quanto de área produtiva em terra e em mar é necessário para fornecer tudo aquilo que a população consome da natureza, incluindo na conta o espaço utilizado para construção de casas, prédios, e estradas, e para absorver os resíduos gerados, considerando a tecnologia e o gerenciamento de recursos prevalecentes. Essa área é expressa em hectares globais (hectares com produtividade biológica na média mundial). Em outras palavras, a Pegada Ecológica é uma forma de traduzir, em hectares (ha), a extensão de território que uma pessoa ou toda uma sociedade “utiliza”, em média, para se sustentar. Estima-se, também, todas as emissões de carbono geradas por aquela pessoa (ou comunidade, ou atividade) no período de um ano.

 

Para calcular as pegadas foi preciso estudar os vários tipos de territórios produtivos (agrícola, pastagens, oceanos, florestas, áreas construídas) e as diversas formas de consumo (alimentação, habitação, energia, bens e serviços, transporte e outros). As tecnologias usadas, os tamanhos das populações e outros dados também entraram na conta.

 

A Pegada pode ser calculada por pessoa, grupos de pessoas (cidades, países) e atividades (como indústrias).

 

Ao calcularmos a pegada de um indivíduo, cidade, empresa, país ou da humanidade, podemos avaliar a pressão que exercemos sobre o planeta, o que nos auxilia a buscar meios de utilizar os recursos naturais de forma mais sábia e de tomarmos atitudes individuais ou coletivas para que consigamos sobreviver com aquilo que o planeta é capaz de nos oferecer dentro de suas limitações.

Voltar  |  Principal
Disque Denúncia
SEMA-MT

Telefone: (65) 3613-7200

Rua C esquina com a rua F, Centro Político Administrativo - CEP: 78.050-970 - Cuiabá - Mato Grosso

CNPJ: 03.507.415/0023-50