Banner
Banner

Banner
Banner
Banner
Banner

Banner
Banner
Página Principal

SEMA

Carta estabelece Rede de Conservação Voluntária entre proprietários de terras de MT e MS

Publicado em: Sex, 06 de Julho de 2018 12:20

Renata Prata / Assessoria

a-aaaeed

A Carta de Cuiabá, elaborada durante o IV Encontro de Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), que aconteceu no dia 7 de junho no Hotel Fazenda Mato Grosso, durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, estabeleceu a implementação de uma Rede de Conservação Voluntária em terras privadas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O objetivo foi fortalecer o relacionamento e favorecer a troca de experiências e de conhecimentos entre proprietários e gestores de RPPNs, formando parcerias que proporcionará a ampliação e a sustentabilidade destas Reservas.

No encontro ficou decidido a criação de um Programa Estadual de RPPN, para gestão, capacitação e articulação dos envolvidos. A Carta estabelece a necessidade do uso de estratégias efetivas de conservação e preservação que garantam a proteção ao meio ambiente natural, à gestão territorial e valorização da cultura.

Para a formulação do documento foi considerado a importância das RPPNs no estado de Mato Grosso que possui três biomas brasileiros, Amazônia, Cerrado e Pantanal, sendo este um Patrimônio Natural da Humanidade, reconhecido pela Unesco. A Rede de Conservação Voluntária deverá ser implantada no prazo de 12 meses.

“As RPPNs são uma das melhores alternativas para a ampliação das áreas protegidas no Brasil. O evento foi importante para estabelecer estratégias comuns e prioritárias de fortalecimento destas Reservas. Os proprietários que não estiveram presentes no evento podem nos procurar para participar desta Rede de Conservação Voluntária”, explicou Elton Antônio Silveira, superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade da Sema

Os proprietários que tenham interesse em saber como criar uma RPPN pode procurar a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) para maiores informações.

 

Voltar  |  Principal
Disque Denúncia
SEMA-MT

Telefone: (65) 3613-7200

Palácio Paiaguás, Rua C, CEP: 78.049-913 - Cuiabá - Mato Grosso

CNPJ: 03.507.415/0023-50