Banner
Banner

Banner
Banner
Banner
Banner

Banner
Banner
Página Principal

ECOSSISTEMAS

Comitê Estadual da Reserva da Biosfera do Pantanal - MT

Publicado em: Qui, 28 de Novembro de 2019 11:17

Última Atualização em: Seg, 04 de Maio de 2020 10:54

Coordenadoria de Ecossistemas

 

Sobre a Reserva da Biosfera:

 

As Reservas da Biosfera são reconhecidas pelo Programa Intergovernamental "O Homem e a Biosfera (MAB)" da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A Reserva da Biosfera (RB) é um modelo, adotado internacionalmente, de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais. Cada Reserva da Biosfera deve ser constituída por três zonas: uma ou mais áreas-núcleo, destinadas à proteção integral da natureza (podem ser integradas por UC já criadas); uma ou mais zonas de amortecimento, onde só são admitidas atividades que não resultem em dano para as áreas-núcleo e uma ou mais zonas de transição, sem limites rígidos, onde o processo de ocupação e o manejo dos recursos naturais são planejados e conduzidos de modo participativo e em bases sustentáveis (Art.41, § 1° Lei n° 9.985, de 18 de julho de 2000).

 

Atualmente existem as seguintes Reservas da Biosfera (RB) Brasileiras:

- RB Amazônia Central;

- RB Caatinga;

- RB Cerrado;

- RB Mata Atlântica;

- RB Cinturão Verde da Cidade de São Paulo;

- RB Pantanal;

-RB Serra do Espinhaço.

 

A Reserva da Biosfera do Pantanal envolve os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e uma pequena fração no estado de Goiás, abrangendo uma área de 264.176 km2. O Pantanal foi reconhecido como reserva da biosfera mundial pela Unesco em 9 de novembro de 2000. O título oficial foi recebido em novembro de 2017, após a criação do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera do Pantanal do Estado de Mato Grosso (Portaria SEMA n° 133, de 16 de fevereiro de 2017) e de Mato Grosso do Sul (Decreto n° 14.675, de 09 de março de 2017). São instituídas para promover a conciliação da conservação da biodiversidade com o uso sustentável.

 

Plano de Ação da Reserva da Biosfera:

O Plano de Ação da Reserva da Biosfera do Pantanal para os anos 2020-2023 foi elaborado conforme as diretrizes previstas no Plano de Ação de Lima para as Reservas da Biosfera, adaptando a realidade da RB Pantanal. As áreas de ações estratégicas propostas foram: A) A Rede Mundial de Reservas da Biosfera consiste em modelos que funcionem de forma eficaz para o desenvolvimento sustentável; B) Colaboração e formação de redes inclusivas, dinâmicas e orientadas a resultados no âmbito do Programa MAB e da Rede Mundial de RBs; C) Parcerias efetivas externas e financiamento suficiente e sustentado para o Programa MAB ea Rede Mundial RBs; D) Comunicação abrangente, moderna, aberta e transparente, informação e compartilhamento de dados; E) Governança efetiva de e no âmbito do Programa MAB e da Rede Mundial de Reservas da Biosfera.

 

Prêmio Reserva da Biosfera do Pantanal.

 

premio_reserva_da_biosfera_pantanal_copy

Para maiores informações acesse:

http://concurso.rbpantanal.org.br/

Voltar  |  Principal
Disque Denúncia
SEMA-MT

Telefone: (65) 3613-7200

Rua C esquina com a rua F, Centro Político Administrativo - CEP: 78.050-913 - Cuiabá - Mato Grosso

CNPJ: 03.507.415/0023-50