Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Sema-MT promove oficinas no Museu de História Natural e orientações ambientais pelo Dia Mundial da Água
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quarta, 20 de Março de 2024, 15h09 | Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2024, 15h11 | Acessos: 134 | Categoria: Notícias
Crédito - GCOM-MT/Junior Silgueiro
Salto Utiariti - Campo Novo dos Parecis
Salto Utiariti - Campo Novo dos Parecis

A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) promove, entre os dias 21 e 23 de março, uma programação especial com diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março).

As ações seguem o tema apresentado pela Agência Nacional das Águas (ANA), “A Água nos Une, o Clima nos Move”, para sensibilizar toda a sociedade para o cuidado com as águas do Brasil.

A programação começa na quinta-feira (21), com a “Oficina Mulheres e a água: como as mudanças climáticas afetam essa relação?”. A ação ocorre às 13h, no Espaço Conviver, na sede da Sema-MT, em Cuiabá, com a facilitadora e servidora pública Rosana Manfrinate, historiadora, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Essa ação tem como público-alvo os servidores da Secretaria e objetiva apresentar, de forma crítica, a relação entre a água e a mulher, sobretudo as dificuldades e os problemas enfrentados no acesso e na gestão da água e como isso será afetado pelas consequências das mudanças climáticas. 

Na sexta-feira (22) serão realizadas duas “Paradas Ambientais” no trânsito da Capital, das 7h às 8h e das 17h às 18h, com objetivo de orientar a população sobre a importância da preservação ambiental, especialmente os recursos hídricos.

Já no sábado será realizada a “Oficina de pintura em papel semente”, das 9h às 11h, na Área Verde do Museu de História Natural de Mato Grosso, em Cuiabá. 

Essa iniciativa, que também conta com a realização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), além de outros parceiros, foi inspirada na campanha da ANA deste ano. As inscrições para a oficina devem ser feitas pelo site do Museu, a partir das 17h desta quarta-feira (20). Inscreva-se aqui!

Todas as ações são iniciativas da Superintendência de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão da Sema-MT.

Dia Mundial da Água

A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, e destaca a importância da água doce e é usada para defender a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Confira a programação completa:

  • 20.03 - Início das inscrições para a “Oficina de pintura em papel semente” (ação para a população);
  • 21.03 - “Oficina Mulheres e a água: como as mudanças climáticas afetam essa relação?” (ação para os servidores);
  • 22.03 - “Parada Ambiental” no trânsito de Cuiabá (ação para a população);
  • 23.03 -  “Oficina de pintura em papel semente”, na Área Verde do do Museu de História Natural de Mato Grosso (ação para a população).

CRÉDITO: Nayara Takahara | Sema-MT

 
Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838