Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Sema faz parada ambiental sobre a importância da preservação e uso consciente da água
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Terça, 26 de Março de 2024, 15h51 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 16h13 | Acessos: 64 | Categoria: Notícias
Karla Silva/Sema-MT
imagem sem descrição.

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Água, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou uma parada ambiental no trânsito de Cuiabá com objetivo de orientar a população sobre a importância da preservação ambiental e recursos hídricos.

A parada ambiental é coordenada pela Superintendência de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão da Sema-MT e foi realizada em duas ações nesta sexta-feira (22.03). Uma delas aconteceu no começo da manhã, no semáforo da Praça 8 de Abril.  A segunda aconteceu no fim da tarde no cruzamento da avenida Fernando Corrêa com a avenida Carmindo de Campos.

O secretário executivo da Sema, Alex Marega, participou da ação pela manhã e ressaltou que a água é o principal recurso natural que temos. “Sem água não há vida. Nós precisamos conscientizar a população o quão importante é sua preservação e a usá-la de forma racional. É um trabalho conjunto entre sociedade, poder público e terceiro setor. A sociedade pode participar dos Comitê de Bacias Hidrográficas, de audiência pública e ajudar a construir uma política de recursos hídricos adequada”.



 

Segundo a superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão da Sema, Juliana Carvalho, a parada ambiental é importante para conversarmos com a população sobre o tema “Todos somos afetados pela gestão das águas e pelas mudanças climáticas”, explica.

Os servidores distribuíram um marca página com um QR Code aos motoristas, que dá acesso a informações importantes em relação à preservação da água. O texto traz dicas de como utilizar o recurso natural de forma consciente, em casa e no campo, e também como participar da formulação ou monitoramento das políticas públicas de gestão das águas. Acesse o texto do QR Code aqui.

 Os motoristas que passaram pelo local ouviram as dicas e informações e aprovaram a proposta. “Essa interação foi importante. Água é vida, dependemos dela para tudo, sem a água não vivemos”, destacou o motorista que passou pela ação de manhã, Ademir da Silva Nunes.

Altiery Dallys, o palhaço Teteko, do grupo LimAcs, foi parceiro na ação. Conversou com quem passava pelo local e realizou truques de mágica, tendo como ingrediente principal a água.

 “Foi maravilhoso participar. É muito importante essa campanha para a gente mostrar que se cada um fizer um pouquinho economizando água dentro de casa, não jogando lixo na natureza está contribuindo para o meio ambiente”.



 

Dia Mundial da Água

A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993 e destaca a importância da água doce, assim como defende a gestão sustentável dos recursos hídricos.

As ações da Sema-MT seguem o tema apresentado pela Agência Nacional das Águas (ANA), “A Água nos Une, o Clima nos Move”, para sensibilizar toda a sociedade para o cuidado com as águas do Brasil.

A técnica da Sema e educadora popular em Educação Ambiental, Maria Dulce Resende, destacou que um dos papeis do órgão ambiental é mobilizar, sensibilizar e despertar a população para o cuidado com a água. “Nós utilizamos água para tudo, na saúde, alimentação, lazer, economia. É nosso papel trazer um novo olhar para a água, que é uma relação de cuidado responsável para que não falte para ninguém”.




 

Programação

A programação começou na quinta-feira (21.03), com a oficina "Mulheres e a Água: como as mudanças climáticas afetam essa relação?”. A ação teve como público-alvo servidoras da Sema e foi ministrada pela servidora pública Rosana Manfrinate, historiadora, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

A agenda continua no sábado com a “Oficina de pintura em papel semente”, das 9h às 11h, na Área Verde do Museu de História Natural de Mato Grosso, em Cuiabá. 

Todas as ações têm a parceria do Programa REM MT, Águas Cuiabá, Museu de História Natural e Secretaria de Estado de Cultura/Grupo Eccos.

*Texto: Renata Prata / Sema-MT

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838