Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Sema-MT realiza manhã de atividades com crianças sobre a importância da água para a vida
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Terça, 26 de Março de 2024, 16h12 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 16h12 | Acessos: 74 | Categoria: Notícias
Karla Silva/Sema-MT
imagem sem descrição.

A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) realizou, neste sábado (23.03) uma manhã de atividades para crianças de 3 a 10 anos sobre o Dia Mundial da Água, que foi celebrado nesta sexta-feira (22). A “Oficina de pintura em papel semente” aconteceu no Museu de História Natural de Mato Grosso, em Cuiabá.

“A gente fez essa oficina com as crianças para realmente plantar essas sementes do cuidado com a água, nas várias formas que a gente tem, desde em casa, no campo ou até mesmo participando das políticas públicas”, explicou a superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão da Sema-MT, Juliana Carvalho.

Segundo a superintendente, conversar com as crianças é realmente pensar em um futuro para a água com qualidade e abundância.

Inspirada na campanha da Agência Nacional das Águas (ANA) deste ano, que tem como tema “A Água nos Une, o Clima nos Move”, a oficina integra uma série de atividades realizadas pela Sema-MT e parceiros com objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância do recurso hídrico para a vida.

“A nossa motivação é a educação ambiental. Nós trabalhamos para despertar as pessoas para o cuidado e o uso responsável dos bens que a natureza nos oferece. A água é um bem da natureza, um elemento fundamental. Já imaginou a vida sem água?”, comentou a técnica da Sema-MT e educadora popular em Educação Ambiental, Maria Dulce Resende.


Karla Silva - Sema-MT

Durante a oficina, as crianças puderam aprender, por meio da música, de uma curta trilha até o Rio Cuiabá e da pintura em aquarela com papel semente (papel artesanal, reciclado e biodegradável que leva sementes em sua composição), sobre o caminho percorrido pela água. 

João Pedro, 7 anos, visivelmente entusiasmado com a pintura em papel semente, contou que gostou tanto da atividade que a levará para casa, onde continuará seu desenho de floresta. “Achei muito legal. Estou aprendendo bastante”.

A superintendente Juliana explicou que o objetivo das atividades foi mostrar para as crianças, jovens e todas as pessoas que se inscreveram na oficina todo o caminho que é percorrido pela água para chegar até as torneiras. 

“A água tem todo um processo, nasce, corre até os rios e renova o ciclo com as chuvas. Então, essa foi uma atividade para lembrar que precisamos cuidar de todo esse ciclo para mantermos a nossa água com qualidade e quantidade”, acrescentou Juliana.

Todas as atividades programadas pela Sema-MT contam com a parceria do Programa REM MT, Águas Cuiabá, Museu de História Natural e Secretaria de Estado de Cultura/Grupo Eccos.

Confira aqui a galeria de fotos da oficina.

*Texto: Nayara Takahara / Sema-MT

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838