Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Estudantes da IFMT do Curso Técnico de Meio Ambiente participam do projeto Conhecendo a Sema
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quarta, 27 de Março de 2024, 18h38 | Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2024, 18h38 | Acessos: 131 | Categoria: Notícias
Karla Silva/Sema-MT
imagem sem descrição.
30 estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) do Campus Jaciara participaram do projeto 'Conhecendo a Sema', nesta segunda-feira (25.03). Os alunos do 3º ano do Curso Técnico de Meio Ambiente tiveram oportunidade de conhecer na parte prática disciplinas em gestão ambiental que já conheciam na teoria.

“Os estudantes matriculados no curso técnico de meio ambiente do IFMT devem ter experiências práticas na gestão ambiental para aplicarem efetivamente os conhecimentos teóricos, desenvolverem habilidades aplicáveis e promoverem a conservação do meio ambiente de maneira eficaz, preparando-se assim para contribuir significativamente para a sustentabilidade em suas carreiras futuras”, destacou a Coordenadora de Indústria da Sema Maria Cristina Ramos, que palestrou sobre Licenciamento Ambiental.

 Os palestrantes abordaram temas como combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais, regularização ambiental e licenciamento ambiental.

“É importante no sentido de mostrar a área profissional deles, porque ficam muito limitados a sala de aula. Essa aproximação do acadêmico e do profissional é uma das filosofias do IFMT. Ver como estes profissionais estão atuando, fiscalizando é importantíssimo para o crescimento profissional dos alunos”, afirmou o professor de Gestão Ambiental da IFMT, Felipe Gimenes.

O 'Conhecendo a Sema' é organizado pela Superintendência de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão. Os participantes da visita serão certificados pela Escola de Meio Ambiente.

“É uma honra e uma alegria para Sema receber os estudantes. Ao proporcionar este contato dos profissionais com os alunos a gente espera estar contribuindo na formação profissional deles, para que eles sejam capazes de apresentar projetos de qualidade para a Sema e orientar muito bem os seus clientes ou empregadores”, ressaltou a superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão, Juliana Carvalho.

A estudante Manuela Fonseca, de 16 anos, aprovou a visita técnica e diz que a parte que acha mais interessante no curso é a de gestão ambiental. “Foi muito bom, são portas que abrem para nós principalmente para estagio. Na escola aprendemos a parte teórica e quando a gente vem e escuta como funciona entendemos os ramos que queremos conhecer cada vez mais na pratica. Está abrindo portas para a gente poder construir o nosso futuro”.

As palestras foram conduzidas pelos setores de Gerência de Planejamento de Fiscalização e Combate ao Desmatamento; Superintendência de Regularização Ambiental; Batalhão de Emergências Ambientais e Superintendência de Indústria, Mineração e Serviço.

Como participar do Conhecendo a Sema
Escolas Técnicas ou Universidades que quiserem participar do conhecendo a Sema devem mandar um oficio endereçado para Superintendência de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão, por meio do protocolo@sema.mt.gov.br
 
*Texto: Renata Prata 
 
 
Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838