Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Estrada Parque Transpantaneira recebe novas placas de sinalização
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Terça, 03 de Fevereiro de 2026, 21h56 | Última atualização em Terça, 03 de Fevereiro de 2026, 21h56 | Acessos: 28 | Categoria: Notícias
Sema
imagem sem descrição.

O Governo de Mato Grosso iniciou nesta terça-feira (03) a instalação de novas  placas de sinalização na Estrada Parque Transpantaneira, no município de Poconé. A medida tem como objetivo garantir mais segurança ao tráfego de veículos e reduzir o número de colisões com a fauna silvestre.

Considerada a principal via de acesso ao Pantanal, a Estrada Parque Transpantaneira possui 150 km de extensão. A Unidade de Conservação inclui ainda a faixa marginal de 300 metros de cada lado da rodovia. Ao todo, são 120 pontes instaladas entre os municípios de Poconé e Porto Jofre.

O gerente da Estrada Parque Transpantaneira, analista ambiental Paulo Abranches, ressalta que, além das placas de sinalização de trânsito, haverá também a instalação de placas para numeração das pontes. “A sinalização da via e das pontes será importante para a conservação da fauna e para uma resposta mais rápida aos acidentes veiculares ou emergências ambientais”, afirmou.

Segundo ele, devido à depredação, desgaste e obras recentes realizadas na via, muitas placas de sinalização deixaram de existir. No ano passado, foram realizados os encabeçamentos das pontes, com retirada de material e  aprofundamento das caixas de empréstimos para ampliação do reservatório e garantia de  um acúmulo maior de água, além de proporcionar uma maior visibilidade para a trafegabilidade.

Plano de Manejo –Foi publicado no Diário Oficial do Estado, no último dia 26, a portaria 145/2026, que dispõe sobre Plano de Manejo da Estrada Parque Transpantaneira, instrumento técnico e legal de implantação e gerenciamento da unidade de conservação. (Acesse aqui)

O objetivo do plano  é garantir que as atividades de manejo e conservação realizadas na Estrada Parque Transpantaneira sejam planejadas e executadas de maneira sustentável e equilibrada, com foco na preservação da sua biodiversidade e dos seus recursos naturais.

O Conselho Gestor da Estrada Parque também está ativo. O grupo realizou a primeira reunião em dezembro do ano passado.

Monitoramento – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza o monitoramento contínuo da fauna na Transpantaneira com a utilização de 15 câmeras traps instaladas em várias propriedades na região. As imagens contribuem para o conhecimento da diversidade de animais silvestres que circulam na área.

As câmeras estão fixadas nas estradas vicinais ao longo da Estrada Parque Transpantaneira e outros pontos identificados como passagens da fauna silvestre. Os equipamentos estão programados para gravar vídeos de 10 segundos, com intervalo mínimo de 60 segundos.

Com as câmeras é possível registrar a abundância de espécies, frequência relativa, padrões de atividades diária e sazonal, saúde ao medir estado nutricional e alguns aspectos comportamentais (reprodução, alimentação e socialização).

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Ouvidoria (Whatsapp)

(65) 98153 0255