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Página inicial > SEMA > Notícias > Sema apresenta medidas adotadas a sindicato e demonstra que quase 80% dos servidores estão em teletrabalho
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SEMA
Publicado: Quarta, 17 de Março de 2021, 13h42 | Última atualização em Quarta, 17 de Março de 2021, 13h43 | Acessos: 491 | Categoria: Notícias
Reunião com Sintema
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A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) apresentou todas as medidas já implementadas pelo órgão ao presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Carreira dos Profissionais do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Sintema), Carlos Augusto Gomes de Oliveira, em reunião nesta terça-feira (15.03). 

A Secretaria informou que já suspendeu o atendimento presencial no órgão, seguindo o decreto estadual, e possui cerca de 80% de seus servidores ao regime de teletrabalho. Outras medidas, que incluem ainda a disponibilização de totens em álcool gel e sanitização frequente do prédio, fazem parte de uma série de ações que vem sendo implementadas pela Pasta desde o início da pandemia. 

A reunião, que ocorreu de forma virtual, respondeu a diversos questionamentos do Sindicato. Na oportunidade, o secretário Executivo da Sema, Alex Marega, secretários adjuntos e superintendentes do órgão mostraram como o órgão está se organizando para manter o funcionamento dos setores e os resultados que vem sendo obtidos.

"A gestão da Sema está muito preocupada com o avanço da Covid-19 e estamos empenhados para que as medidas preventivas surtam efeito e possamos ter a redução do contágio em toda a população. Sabemos que a situação também é difícil para nossos servidores e apesar de não ser possível a paralisação dos importantes serviços realizados pela Secretaria, nos comprometemos a dar todo o apoio necessário para que todos possam realizar seu trabalho de forma satisfatória e segura, tanto na modalidade presencial, como em regime de teletrabalho, conforme cada situação", explica o secretário.

O licenciamento, por exemplo, está funcionando com a maioria absoluta dos servidores em teletrabalho, e apresenta um saldo positivo quanto à celeridade de análise dos processos, afirma o secretário Executivo. 

O secretário ressalta ainda que a maioria das autuações de crimes ambientais, como por exemplo, desmatamento ilegal, são feitas de forma remota, não oferecendo risco aos servidores, por meio dos alertas emitidos por satélite, e que isso também possibilitou que a Pasta continue agindo mesmo durante a pandemia.  

O presidente do Sindicato afirma que requereu que todos os servidores da carreira sejam colocados em teletrabalho, com o objetivo de auxiliar na prevenção à Covid-19, e ressaltou a importância do diálogo. 

"Protocolamos o ofício e ainda acreditamos que esta é uma medida, dentro das possibilidades, e isso foi colocado pela gestão, porque a gente sabe que tem alguns setores difíceis de fazer o teletrabalho, principalmente o pessoal da fiscalização, do monitoramento, essas áreas nós entendemos que elas precisam estar vigilantes", acrescenta Oliveira. 

Ele também afirmou que um dos objetivos do sindicato é apontar soluções para a segurança também dos servidores que estão em casa, tendo como exemplo, o servidor Edson Iwasaki, que faleceu em razão de complicações do coronavírus mesmo estando em teletrabalho desde o início da pandemia. 

Um dos 14 totens de álcool em gel instalados na Sema-MT
Créditos: Assessoria

Medidas de prevenção

A Sema dispõe de 14 Totens dispenser de álcool em gel e 10 termômetros em pontos estratégicos para segurança de servidores e população e sempre que necessário são realizadas desinfecções em toda a instalação do prédio.

A pasta, por meio da Gerência de Qualidade de Vida no Trabalho, realiza todas as orientações quanto à obrigatoriedade do uso da máscara, suspensão das reuniões presenciais e demais procedimentos, afastamento dos servidores em grupo de risco e demais medidas sanitárias definidas pelo Governo.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) reforça a orientação de que os protocolos devem ser agendados por telefone. A pasta suspendeu o atendimento ao público de forma presencial e só atenderá casos urgentes e após esgotadas todas as soluções remotas, para evitar aglomerações.

Os prazos processuais foram suspensos, de acordo com ações do Governo de Mato Grosso para conter a transmissão da Covid-19, dispostas no decreto nº 837/2021.

Veja a lista de telefones e e-mails para atendimento remoto AQUI.

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