Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Mato Grosso tem menor número de focos de calor dos últimos cinco anos
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Terça, 28 de Março de 2023, 20h32 | Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2023, 15h21 | Acessos: 248 | Categoria: Notícias
Monitoramento dos focos de calor Crédito - Mayke Toscano/Secom-MT
imagem sem descrição.

Mato Grosso apresenta, nos três primeiros meses de 2023, o menor número de focos de calor registrado nos últimos cinco anos, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Em comparação com o ano passado, a redução de incêndios deste ano é de 23%.

 

Vários fatores influenciam na redução dos focos de calor, entre eles, a ação do Estado na prevenção e o combate aos crimes ambientais como o desmatamento ilegal, que está diretamente relacionado às queimadas ilegais. Os grandes investimentos dos últimos anos, que somam mais de R$ 180 milhões aplicados no combate e prevenção aos incêndios e desmatamento ilegal, possibilitaram a aquisição de tecnologia, estrutura e insumos para melhorar os resultados.

 

"Esta redução é reflexo das ações realizadas pelo Corpo de Bombeiros nos anos anteriores, alinhadas ao Plano de Operações para Temporada de Incêndios Florestais. É importante destacar que a Sema e a Sesp intensificaram as operações de fiscalização ambiental em março, o que também pode colaborar para redução dos focos de calor pela presença de equipes em campo", destaca o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), o tenente-coronel BM Marco Aurélio Aires da Silva.

 

O comandante ressalta ainda a criação do Comitê Estratégico de Combate ao Desmatamento Ilegal, Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais (CEDIF), presidido pelo governador Mauro Mendes, que integrou esforços de diversos órgãos estaduais, federais, de controle e parceiros da iniciativa privada.

 

Os dados do Inpe representam o intervalo entre os dias 1º de janeiro e 26 de março, entre 2019 e 2023. Em 2023, os focos de calor identificados por satélite somam 1.167, com maior incidência nos anos anteriores: 2022 (1.506), 2021 (1.381), 2020 (2.653) e 2019 (2.237).

 

Queima autorizada

 

Parte da queima é controlada e autorizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). No período, 101 pedidos de limpeza de áreas com uso do fogo foram autorizadas, somando 37.745 hectares.

 

A queima controlada é o manejo do fogo em áreas previamente autorizadas, com o objetivo de contribuir para a eliminação de biomassa e consequente prevenção de incêndios florestais na época de estiagem.

 

A Sema alerta para a necessidade do pedido de autorização para o uso do fogo, ainda que não estejamos no período de proibição. Para solicitar autorização é necessário preencher os requisitos do Termo de Referência, disponível no site www.sema.mt.gov.br ou clicando AQUI.

 

Texto | Lorena Bruschi e José Salvani

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838