Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Saiba mais sobre a Base de Referência Geo (BRG) da Sema
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Segunda, 24 de Abril de 2023, 12h58 | Última atualização em Segunda, 24 de Abril de 2023, 13h16 | Acessos: 2363 | Categoria: Notícias

O que é a Base de Referência Geo da Sema?
A Base de Referência Geo (BRG) é o conjunto de bases temáticas que a Sema utiliza para alimentar seus sistemas e proceder com as análises de regularização ambiental, licenciamento, gestão florestal e de recursos hídricos.

Qual a origem das informações?
Cada uma das bases temáticas tem origem em uma fonte de dados. Por exemplo, a base temática de desmatamento ilegal é um compilado dos dados de desmatamento ilegal e alertas de desmatamento a partir de 2008, obtidos dos seguintes projetos de monitoramento da cobertura vegetal: PRODES/INPE, DETER/INPE, SAD/IMAZON, SIRAD X/ISA, GLAD/SIPAM-SAR (PROVINDOS DO MAPBIOMAS), MAPBIOMAS ALERTAS/SEEG-OC, CGMA/SEMA.

É importante ressaltar que cada uma das bases vêm acompanhadas de metadados. Todas as bases são atualizadas com as informações como, quem elaborou a base temática, origem dos dados, escalas, metodologia e data de atualização, garantindo a compatibilidade das informações recebidas e plena transparência dos dados geográficos da Sema.
Os metadados podem ser acessado através do link: http://www.sema.mt.gov.br/transparencia/index.php/sistemas/item/58-portal-de-metadados-geograficos 

Como é feito o processo de validação das bases temáticas?
As bases são validadas e consolidadas pela equipe de especialistas da Coordenadoria de Geoprocessamento e Monitoramento (CGMA). O time multidisciplinar é composto por profissionais com formação em engenharia florestal, geografia, dentre outros.

Em quais sistemas da Sema as bases são utilizadas?
As bases temáticas são utilizadas nos sistemas usados pela Sema para as atividades de monitoramento, regularização ambiental, licenciamento, gestão florestal, gestão de recursos hídricos e fiscalização.

É possível ter acesso às bases temáticas usadas pela Sema nas análises de projetos ambientais?
Sim. A Sema disponibiliza as bases no Geoportal. As informações estão disponíveis no Geoportal da Sema [https://geoportal.sema.mt.gov.br/#/] e o usuário pode navegar nas bases e mosaicos por meio do menu suspenso na lateral esquerda. Prezando pela transparência, a secretaria disponibiliza diversas bases temáticas e todos os títulos emitidos pelo órgão ao público externo.

É obrigatório o uso da base temática da Sema?
É recomendável, mas não obrigatório. Utilizando as bases da Sema, o responsável técnico estará vendo os mesmos dados e informações que os analistas da pasta. De todo modo, caso o responsável técnico encontre informações diferentes no campo ele saberá exatamente quais dados o analista da Sema utilizará para emitir os pareceres e, com isso, pode fazer uma manifestação técnica com melhor embasamento.

Qual a base temática mais recente disponível na BRG?
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) disponibilizou no Geoportal base Hidrográfica SFB na escala de 1:25.000. A base temática pode ser acessada no menu lateral esquerdo no caminho Geoportal; Base de Referência; SFB.


Como foi construída a base hidrográfica na escala 1:25.000?
A base entregue pelo SFB foi construída a partir de mapeamentos da hidrografia de 106 municípios mato-grossenses realizados por organizações como o Instituto. Centro de Vida (ICV), The Nature Conservancy (TNC), Iniciativa para Comércio Sustentável (IDH) e Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS).

Todos os mapeamentos foram feitos na escala 1:25.000 e já estavam aprovados pela CGMA. Com estes dados organizados, a empresa contratada pelo SFB atualizou as informações e mapeou as hidrografias dos municípios faltantes através de imagens de satélites atualizadas e modelos digitais de terreno.

Qual a diferença entre a base de hidrografia antiga e a base atual?
A base hidrográfica anterior utilizava uma escala de 1:100.000, ou seja, cada centímetro corresponde a mil metros no terreno, enquanto na base nova cada centímetro corresponde a 250 metros no terreno. Assim, a base de hidrografia SFB tem um detalhamento quatro vezes melhor, permitindo melhor visualização das curvas de um curso d'água, por exemplo.

Posso baixar essas bases?
Sim. As bases também podem ser baixadas em diversos formatos, como .csv, .kml, .shp, permitindo o manuseio em sistemas de informações geográficas.


A Sema disponibiliza outros produtos cartográficos para os profissionais de meio ambiente?
Sim. Outro instrumento disponibilizado ao público é o banco de imagens de todo Estado em uma série histórica de quase 40 anos. Os mosaicos criados a partir de imagens de sensores como Landsat e Sentinel já estão georreferenciados permitindo a realização de dinâmicas de desmatamento e outras ações pertinentes aos projetos de licenciamento e monitoramentos ambientais.

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838