Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > 112ª reunião da Abema discute agenda climática, energia e resíduos sólidos no Tocantins
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Sexta, 26 de Maio de 2023, 21h51 | Última atualização em Sexta, 26 de Maio de 2023, 21h59 | Acessos: 288 | Categoria: Notícias
Secretários de Estado de Meio Ambiente na reunião da Abema
Secretários de Estado de Meio Ambiente na reunião da Abema
Secretários de Estado de Meio Ambiente na reunião da Abema
 
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) participou, entre os dias 25 e 26 de maio, da 112ª reunião da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), realizada na cidade de Palmas/TO.

A reunião foi conduzida pela secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso e presidente da Abema, Mauren Lazzaretti, e contou com a presença do Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa Castro. Também participou pela Sema a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lilian dos Santos.

Entre os principais encaminhamentos, os secretários de Estado aprovaram relevantes ações para agenda do clima e COP 28, e definiram os próximos passos para as Câmaras Técnicas da Abema de Gerenciamento Costeiro, Cadastro Ambiental Rural, e Biodiversidade.

"Foram dois dias de trabalho intenso dos órgãos ambientais, com diversos avanços em pautas importantes para os estados. Estamos vendo iniciativas concretas, que mostram de forma clara e objetiva como promover o desenvolvimento sustentável, aliado à preservação", destaca a secretária.

A Associação de Normas Técnicas (ABNT) apresentou na agenda o novo aplicativo de classificação de resíduos sólidos, uma ferramenta que se coloca como inovação na agenda ambiental e estará à disposição dos estados em decorrência da cooperação com a Abema.
 


O encontro contou ainda com a participação do Secretário Nacional do Planejamento, e Transição Energética do Ministério de Minas e Energia, Thiago Barral, que compartilhou o planejamento de transmissão de energia para os próximos anos. Na agenda, os secretários avaliaram que é de suma importância o papel dos Estados na transição energética, com participação ativa na regulamentação do licenciamento ambiental de fontes como energia solar, eólica, cogeração e hidrogênio verde.

Com a participação do especialista em mudanças climáticas, Marcelo Rocha, do IDH (The Sustainable Trade Initiative), os secretários discutiram o atual cenário global dos mercados voluntários e regulados de carbono.

Um dos anfitriões do encontro nacional, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Marcello Lelis, destacou a oportunidade oferecida pela agenda da Abema no Estado, que possibilitou o encontro dos gestores da Amazônia Legal.

“Juntos, nós abrigamos uma área importante não só para o Brasil, mas para o mundo, que é a Amazônia brasileira. Neste espaço, compartilhamos nossas experiências e construímos políticas públicas levando em conta aquilo que nos une e o que podemos trabalhar em conjunto para obter sucesso”, afirmou Lelis.

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins, Renato Jayme, reafirmou a honra de receber a todos no estado e elogiou o formato do encontro. “A reunião itinerante nos aproxima e possibilita trocar experiências e informações in loco, ver o que deu certo, e principalmente fortalecer os laços de companheirismo e cooperação, que são fundamentais para o trabalho da Abema”.

No dia 25, gestores de meio ambiente dos nove estados da Amazônia Legal brasileira se reuniram, sob a presidência da secretária de Meio Ambiente e Povos Indígenas do Acre, Julie Messias. Ela frisou que as agendas da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force) contribuem para uma construção coletiva de iniciativas em prol do desenvolvimento ambiental, social e econômico da Amazônia.

*Com informações do Governo do Tocantins. 




Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838