Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Parque Mãe Bonifácia recebe corrida de rua pela Semana do Meio Ambiente 2023
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Segunda, 29 de Maio de 2023, 12h49 | Última atualização em Segunda, 29 de Maio de 2023, 18h05 | Acessos: 313 | Categoria: Notícias
Evento será realizado na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente
Evento será realizado na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente
Evento será realizado na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente

O Parque Estadual Mãe Bonifácia, em Cuiabá, receberá a corrida de rua Circuito das Estações, etapa Inverno, em comemoração à Semana do Meio Ambiente de 2023. Os atletas poderão escolher entre os percursos de 5 ou 10 quilômetros que ocorrerão domingo (04.06), com largada às 7h em pelotão único. A corrida ocorre na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, e terá o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). As inscrições podem ser feitas no site do evento.

Com largada e chegada na unidade de conservação, os atletas irão partir da Praça Cívica, no interior do Parque, passarão pela estátua da Mãe Bonifácia e seguirão contornando pela Praça do Cerrado até a saída pela Miguel Sutil onde os corredores seguirão o percurso e retornarão. Serão entregues premiações para os três primeiros colocados, nas categorias masculina e feminina, para as duas distâncias disputadas.

"Convidamos toda a população para participar dos eventos, que foram programados para aproximar o cidadão dos temas relacionados ao meio ambiente e a utilização racional dos recursos naturais. As atividades são para toda a família, e trazem como destaque a nossa corrida, que alia a atividade física com a conscientização e educação ambiental", destaca a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

Como parte da corrida ocorre dentro de uma unidade de conservação do tipo proteção integral, os atletas devem observar aspectos importantes, especialmente em relação à fauna silvestre que habita o local. Não será permitida a entrada e distribuição de alimentos sólidos no Parque, mas bebidas como isotônicos e água estão permitidas. Os corredores também devem se manter estritamente nas pistas pavimentadas e indicadas no percurso.

A Corrida pelo Meio Ambiente resultará na recuperação de uma nascente na região do Centro Político Administrativo, em Cuiabá. Para cada corredor, uma muda será plantada em uma área degradada de pouco mais de meio hectare ao redor de uma das nascentes que deságua no córrego Quarta-feira, curso que abastece a lagoa do Parque das Águas.

Do tipo permanente e difusa, ou seja, verte água o ano todo com insurgências em múltiplos pontos, a nascente a ser recuperada fica ao lado do Detran. A recuperação terá orientação técnica da Sema e será feita por meio de parceria entre a Secretaria de Segurança Pública (SESP), o Verde Novo, projeto do Poder Judiciário idealizado pelo Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) e o Instituto Ação Verde.

Semana do Meio Ambiente

 

Atividades para incentivar a adoção de hábitos sustentáveis serão oferecidas a quem passar pelo Parque Mãe Bonifácia. Durante a manhã do domingo (04), os visitantes que estiverem na unidade poderão escolher participar das oficinas de compostagem e separação de resíduos sólidos. Já as crianças poderão exercitar os dons artísticos para montagem de animais da fauna silvestre, como capivara, jacaré, arara, tucano e jaguatirica. 

Quem estiver na Praça Cívica do Parque Mãe Bonifácia, em frente ao Casarão, também poderá participar do jogo “Fique Legal com o Meio Ambiente”. A brincadeira tem o objetivo demonstrar quais são as atitudes para o cumprimento da legislação Ambiental relacionado aos temas de: Vegetação Nativa, Queimadas, Pesca e Resíduos Sólidos. 

Também estará disponível um tabuleiro ampliado do jogo em que as pessoas poderão percorrer a trilha como se fossem as peças do jogo. Até quatro participantes podem jogar, respondendo perguntas sobre o que legal ou ilegal em relação ao meio ambiente. Vence quem chegar à última casa primeiro. 

“O Dia do Meio Ambiente é comemorado em todo mundo há quase meio século e busca conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Para este ano, teremos uma programação que aproxima o cidadão mato-grossense da pauta ambiental, demonstrando que há formas de adotar atitudes mais sustentáveis no cotidiano”, explica a superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão, Vânia Guedes.  

Confira as atividades que ocorrerão no domingo (04):

Semana do Meio Ambiente 2023

Corrida Pelo Meio Ambiente - Circuito Estações - Etapa Inverno 
Data: 04/06/2023 
Largada: Praça Cívica Parque Mãe Bonifácia - Pelotão único às 7h
Percursos: 5km e 10km
Inscrições: https://www.circuitodasestacoes.com.br/cuiaba/inverno/

Oficina de Vaso Compostor Lixo Zero
Compostagem de lixo orgânico para adubação de plantas
Data: 04/06/2023 
Local: Praça Cívica do Parque Mãe Bonifácia
Horário: 8h às 12h

Palestra de Separação de resíduos sólidos recicláveis
Como contribuir com o meio ambiente fazendo a separação de materiais recicláveis
Data: 04/06/2023 
Local: Praça Cívica do Parque Mãe Bonifácia
Horário: 8h às 12h

Oficina Animais da Fauna Silvestre
Montagem de cinco animais da fauna silvestre mato-grossense com técnicas de colagem e dobradura
Data: 04/06/2023 
Local: Praça Cívica do Parque Mãe Bonifácia
Horário: 8h às 12h

Jogo “Fique Legal com o Meio Ambiente”
Jogo de tabuleiro sobre a legislação ambiental abordando temas como vegetação nativa, queimadas, pesca e resíduos sólidos
Data: 04/06/2023 
Local: Praça Cívica do Parque Mãe Bonifácia
Horário: 8h às 12h

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838