Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Sema realiza visitas técnicas para reconhecimento de solos úmidos e férteis no Araguaia
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Segunda, 05 de Julho de 2021, 15h09 | Última atualização em Segunda, 05 de Julho de 2021, 15h09 | Acessos: 910 | Categoria: Notícias

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza uma expedição para supervisionar, identificar e classificar a qualidade de solos hidromórficos nas cidades de São Félix do Araguaia, Bom Jesus do Araguaia, Alto Boa Vista e Luciara. As visitas técnicas ocorreram entre os dias 28 de junho e 2 de julho, pela Secretaria Adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Sema-MT.

"Os solos hidromórficos  possuem características que exigem manejo adequado para que seja possível conciliar a manutenção da qualidade ambiental com a produção. Esse é o desafio que temos.  Conciliar as atividades que estão sendo desenvolvidas na região com a proteção ambiental", explica a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lilian Ferreira dos Santos. 

Os solos visitados estão localizados próximos a rios e lagos, por isso apresentam grande umidade e fertilidade. Conforme Valmi Simão de Lima, superintendente de Infraestrutura, Mineração Indústria, o trabalho está sendo acompanhado por especialistas da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Conforme o superintendente está sendo feito uma análise técnica sobre as condições de ocupação de áreas úmidas  para possível regulamentação pelo órgão ambiental.

O projeto acontece desde setembro do ano passado e já visitou o bioma Pantanal, localizado na cidade de Poconé, e os solos de Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso.

Texto: Sabrina Ventresqui  Com orientação de Lorena Bruschi

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838