Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Sema entrega sonda para investigar alteração na qualidade das águas
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quarta, 14 de Julho de 2021, 18h36 | Última atualização em Quarta, 14 de Julho de 2021, 18h36 | Acessos: 115 | Categoria: Notícias
Sema entrega sonda multiparamétrica para regionais - Foto por: Sema/MT
imagem sem descrição.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) iniciou nesta terça-feira (13.07) a entrega de sonda multiparamétrica para as unidades regionais. O primeiro município a receber foi Rondonópolis e na quinta-feira (15.07) Barra do Garças receberá o equipamento. A sonda irá auxiliar na investigação de alterações na qualidade da água superficial, denúncias de poluição e mortandade de peixes.

Os equipamentos serão entregues às regionais da Sema, mas também serão usados pelos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs). Neste primeiro momento os CBH Alto Paraguai e CBH São Lourenço poderão ter acesso ao instrumento.

A sonda multiparamétrica HANNA HI9829 faz medições em águas superficiais, subterrâneas e potável dos parâmetros pH, condutividade, oxigênio dissolvido, turbidez e temperatura da água. Foi adquirida com TAC firmado com o MPE.

“O uso é importante porque as demandas que envolvem denúncias de poluição dos recursos hídricos e mortandade de peixes poderão ter a sua investigação iniciada com maior celeridade permitindo chegar ao fenômeno com a rapidez necessária para determinar a causa, o que é essencial para responsabilizar os infratores”, explicou o coordenador de monitoramento da qualidade ambiental da Sema, Sergio Figueiredo.

A equipe técnica da Sema realiza uma capacitação com servidores das regionais e membros dos CBHs para o manuseio e coleta de amostras.

A entrega é feita pela Superintendência de Recursos Hídricos, Coordenadoria de Monitoramento da Água e do Ar e a Gerência de Fomento e Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas da Sema.

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Central de Atendimento Integrado ao Cidadão (CAIC)

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838