Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Sema e Comitê visitam áreas degradas na Reserva do Cabaçal
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Segunda, 19 de Julho de 2021, 20h34 | Última atualização em Segunda, 19 de Julho de 2021, 20h34 | Acessos: 132 | Categoria: Notícias
Cachoeira Chuva de Prata, Reserva do Cabaçal - Foto por: CBH Cabaçal
imagem sem descrição.

A Gerência de Fomento e Apoio a Comitês de Bacias Hidrográficas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e o Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Cabaçal fizeram visita técnica em áreas degradadas na Reserva do Cabaçal. A equipe visitou diversos pontos, em especial os que apresentavam voçorosas, grandes escavações do solo provocadas pelas águas das chuvas.

De acordo com o gerente de Fomento e Apoio a Comitês de Bacias Hidrográficas da Sema, Leandro Obadowiski, as visitas serviram como um ponto de apoio para os futuros projetos de recuperação ambiental.

“Fizemos algumas visitas em áreas onde foram feitos projetos ambientais e também em outras que apresentam problemas, como voçorocas, para que a gente consiga conhecer essas áreas e entender melhor onde precisamos atuar".

Para o vice-presidente do CBH do Cabaçal, Evandro André Félix, observar as áreas degradadas fez acender um sinal de alerta para o Comitê, principalmente com relação às cachoeiras.

"Constatamos que se não cuidarmos das nascentes, das Áreas de Proteção, vamos ficar sem um dos grandes potenciais da região, que é o turístico. São belezas muito vulneráveis e que dependem das condições ambientais, que estão ameaçadas", afirmou.

Além de Leandro e Evandro, participaram também das visitas o presidente do Comitê, José Aparecido Macedo.

Antes da visita técnica membros do CBH do Rio Cabaçal se reuniram com representantes das prefeituras de Araputanga, Lambari D’Oeste, Salto do Céu e Reserva do Cabaçal, com objetivo de estabelecer parcerias com a ampliação das ações de recuperação ambiental.

Conheça os Comitês

Os CBHs são instituídos por Lei e faz parte do Sistema Estadual de Recursos Hídricos do Estado de Mato Grosso, composto pelos Comitês de Bacias Hidrográficas; Conselho Estadual de Recursos Hídricos - CEHIDRO e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA/MT, Órgão Coordenador/Gestor de Recursos Hídricos.

Conhecidos como o “parlamento das águas”, os Comitês de Bacia Hidrográfica atuam como pontos de discussão e deliberação a respeito da gestão dos recursos hídricos compartilhando responsabilidades de gestão com o poder público.

Em Mato Grosso, atualmente, são 10 CBHs atuantes em diversas regiões, sendo eles: CBH Covapé, CBH Sepotuba, CBH Baixo Teles Pires, CBH São Lourenço, CBH Alto Teles Pires, CBH Cuiabá, CBH Cabaçal, CBH, Rio Jauru, CBH Médio Teles Pires e CBH Alto Araguaia.

*Texto por Marcos Salesse com supervisão de texto de Renata Prata

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Central de Atendimento Integrado ao Cidadão (CAIC)

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838