Página inicial > SEMA > Notícias > Sema apreende máquinas e multa propriedade de Alto Araguaia em R$ 443 mil
Publicado: Terça, 05 de Outubro de 2021, 13h25 | Última atualização em Terça, 05 de Outubro de 2021, 13h25 | Acessos: 596 | Categoria: Notícias

Fiscalização contra desmatamento ilegal em Alto Araguaia resultou na apreensão de 4 máquinas e multa de R$ 443 mil a uma propriedade do município. A ação foi uma parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da Unidade Desconcentrada de Rondonópolis, e Polícia Militar. Uma área de 311 hectares foi embargada.

A fiscalização foi motivada por um alerta de desmatamento realizada pela Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal, que utiliza imagens de Satélite Planet, no dia 22 de setembro. A equipe constatou a supressão de vegetação nativa de Cerrado com desmate a corte raso em vários pontos da propriedade. No local, foram apreendidos 2 tratores de esteira, um trator de pneu e uma pá carregadeira.

Monitoramento

A Sema utiliza, além da fiscalização em campo, a Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal que utiliza Imagens de Satélite Planet no combate ao desmatamento ilegal. A ferramenta, contratada pelo REM, age de forma preventiva, minimiza os danos, aumenta a celeridade na resposta, facilita a responsabilização e permite o embargo da área de forma imediata por meio do monitoramento diário e alertas semanais de desmatamento.

Operação Amazônia

A operação Amazônia é contínua, mas intensifica a atuação da fiscalização e das forças de Segurança Pública nos municípios que mais desmatam. O Estado aplicou R$ 1,6 bilhão em multas nos primeiros nove meses do ano, atendeu 12 mil alertas e embargou 496 mil hectares por crimes contra a flora. Foram apreendidos 146 tratores pneu, 81 tratores esteira, 116 motosserras, 126 caminhões, 37 veículos, 41 armas de fogo.

Do valor total de multas, R$ 241 milhões foram aplicadas pelas Regionais da Sema.

Denúncias

Crimes ambientais podem ser denunciados pela Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-065-3838, nas unidades regionais do órgão ambiental ou pelo aplicativo MT Cidadão.