Página inicial > SEMA > Notícias > Governo entrega 110 veículos e anuncia investimento de R$ 77,4 milhões contra incêndios e desmatamento ilegal
Publicado: Segunda, 22 de Maio de 2023, 16h41 | Última atualização em Segunda, 22 de Maio de 2023, 16h43 | Acessos: 325 | Categoria: Notícias

Crédito - Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes anunciou na manhã desta segunda-feira (22.05) investimento de R$ 77,4 milhões para combate aos incêndios e desmatamento ilegal em 2023. O recurso teve um aumento de 29% em comparação com o investimento de R$ 60 milhões do ano passado e representa o aumento das ações do Governo de MT para conservar o meio ambiente. O anúncio aconteceu durante a entrega de 110 novos veículos para o Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar.

“Já temos R$ 77 milhões sendo investidos só no combate ao desmatamento ilegal e incêndios. Isso é o exemplo da nossa determinação, mas percebemos que o crime dá prejuízo à sociedade. Por isso, tenho defendido muito o endurecimento das penalidades para quem desmatar ilegalmente”, destacou o governador.

Para a entrega dos 110 veículos novos 4x4, que serão utiilzados no combate aos incêndios e desmatamento ilegal, foram investidos R$ 6,5 milhões em recursos da Sema-MT.  Ao todo, 70 veículos foram destinados ao Corpo de Bombeiros Militar, e 40 para o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) - principal instituição parceira da Sema nas ações em campo da Operação Amazônia.

“Esta é mais uma entrega que faz parte do nosso planejamento anual. Os veículos vão reforçar a nossa estrutura para que a resposta em campo seja mais eficiente. Isso tem se mostrado a estratégia adequada porque Mato Grosso tem tido bons resultados. No primeiro trimestre já alcançamos 51% na legalidade do desmatamento na porção amazônica, e estamos avançando no combate aos ilícitos”, ressaltou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

Crédito: Mayke Toscano/Secom-MT

Conforme o secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, a estruturação da Segurança é essencial para a segurança da sociedade. “Esse investimento propicia que possamos dar a resposta que a sociedade precisa. Como no caso de Confresa, que atuamos de forma integrada com êxito. Esta entrega de 110 veículos vai fortalecer  ainda mais a nossa atuação firme contra os crimes ambientais”, avaliou o secretário.

Conforme o Comandante do Corpo de Bombeiros, as viaturas serão essenciais para a corporação atuar no combate às queimadas durante o período crítico de estiagem, em situações de emergência ambiental. O uso do fogo está proibido em Mato Grosso entre os dias 1º de junho e 31 de outubro.

"Vai chegar o período mais crítico de estiagem e queda da umidade do ar, e as viaturas vão ao encontro com as necessidades de executar o nosso plano de atuação. Vamos concentrar a nossa presença em campo, estamos preparados, fazendo operações de prevenção desde o início do ano”, explicou.

A Operação Amazônia continua e intensifica as ações em campo de combate ao desmatamento com foco na fiscalização de municípios com maior índice de desmatamento ilegal. Quem for pego é multado, tem a área embargada e tem o maquinário apreendido.

Também estiveram presentes o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes, o deputado federal Coronel Assis, o parlamentar estadual Elizeu Nascimento, e as secretárias de Estado de Comunicação, Laice Souza, e de Assistência Social e Cidadania, Graziele Bugalho.

Texto| Redação SECOM