Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > CGE e Sema unem esforços para aprimorar o Cadastro Ambiental Rural
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quarta, 24 de Maio de 2023, 18h13 | Última atualização em Quarta, 24 de Maio de 2023, 18h27 | Acessos: 494 | Categoria: Notícias
Reunião inaugural no consultoria da CGE no Cadastro Ambiental Rural
Reunião inaugural no consultoria da CGE no Cadastro Ambiental Rural
Reunião inaugural no consultoria da CGE no Cadastro Ambiental Rural

A Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) realizaram, na tarde desta terça-feira (23.05), reunião inaugural da parceria que visa à avaliação e consultoria no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O encontro marcou o início de uma colaboração estratégica entre as duas instituições para aprimorar o processo do CAR e garantir um melhor gerenciamento das informações ambientais no estado.

O Cadastro Ambiental Rural é um instrumento fundamental para o controle, monitoramento e planejamento ambiental com o objetivo de  integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais em todo o estado. Por meio dele, é possível identificar áreas de preservação permanente, reservas legais, remanescentes de vegetação nativa, entre outros aspectos relevantes para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

A parceria entre a CGE e a Sema surge com o propósito de aprimorar o CAR por meio de uma avaliação minuciosa do processo e a oferta de consultoria especializada. “Essa não é uma apuração, uma auditoria para apontar culpados e responsabilidades. O objetivo principal é identificar pontos de melhoria e propor soluções efetivas, visando à eficiência e transparência no cadastro e análise das informações”, salientou o secretário-controlador geral do Estado, Paulo Farias.

Durante a reunião inaugural, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, destacou a importância dessa colaboração para fortalecer a gestão ambiental e fomentar a sustentabilidade no estado. "Estamos empenhados em aprimorar continuamente o Cadastro Ambiental Rural e garantir sua efetividade na preservação do meio ambiente. A atuação da CGE será importante nesse processo, considerando que Mato Grosso é líder nacional nessa questão, o que nos confere uma responsabilidade adicional", afirmou a secretária.

Paulo Farias ressaltou o compromisso da CGE em contribuir com a transparência e aperfeiçoamento dos processos de gestão, em especial das políticas públicas. "Nosso papel é auxiliar os órgãos governamentais na busca pela excelência na administração pública. Através dessa parceria com a Sema, poderemos colaborar diretamente na melhoria do Cadastro Ambiental Rural",  disse.

Neste primeiro momento, os auditores da CGE estão fazendo o levantamento preliminar do objeto junto à equipe da Sema para, a partir daí, definir o foco do trabalho. “Inicialmente, os auditores estão estudando o objeto para conhecer os sistemas, os setores e os recursos humanos e financeiros envolvidos para depois delimitar o escopo e formalizar um programa de trabalho”, explicou o superintendente de Avaliação e Consultoria de Infraestrutura, Economia e Meio Ambiente da CGE, Sérgio  Paschoal.

O trabalho da CGE também atende à cláusula prevista no Termo de Compromisso existente entre a Sema e o Ministério Público Estadual de análise periódica nos Cadastros Ambientais Rurais validados.

Texto: Ligiani Silveira - CGE/MT

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838