Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Primeira etapa de programa da Sema irá recuperar 212 hectares de áreas de conservação e parques
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2024, 14h12 | Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2024, 14h14 | Acessos: 192 | Categoria: Notícias
Programa é a maior iniciativa de revitalização de bacias hidrográficas em execução no mundo. Crédito: Escritório Todos pelo Araguaia.
imagem sem descrição.

O primeiro lote de ações do programa “Todos pelo Araguaia” - reconhecido como a maior iniciativa global em andamento para a revitalização de bacias hidrográficas - lançado em Barra do Garças, a 511 km de Cuiabá, nesta semana, irá restaurar 212 hectares em áreas de conservação e parques urbanos, Mato Grosso. Essa área corresponde à extensão de cerca de 300 campos de futebol. 

O prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves, ressaltou a importância da recuperação da Bacia do Rio Araguaia, que percorre os estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Pará, e enfatizou seu caráter nacional. Ele elogiou o engajamento da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e a colaboração com o setor privado para desenvolver um projeto dessa magnitude para o Cerrado.

“É a primeira vez na história do Estado de Mato Grosso que o produtor rural é tratado com respeito e é chamado para participar das discussões do projeto. Tenho certeza que esse acolhimento fará com que, junto com o Governo de Mato Grosso, essa ação seja um sucesso”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

A iniciativa já conta com a adesão de 84 produtores rurais que, ao se integrarem ao programa, contribuem para a restauração de suas propriedades com custos reduzidos, sendo reconhecidos como defensores da sustentabilidade e conservação ambiental.

A recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Araguaia, que ocupa 36% do território de Mato Grosso e contribui significativamente para o PIB nacional, vai começar com 60 hectares,  sendo 50 na Unidade de Conservação Parque Estadual da Serra Azul e 10 em um parque urbano, com apoio da empresa Rumo S/A.

Iniciado em 2019, o programa "Todos pelo Araguaia" nasceu do programa "Juntos Pelo Araguaia", lançado em conjunto com o Goveeno de Goiás, focado na revitalização da bacia hidrográfica do Rio Araguaia. A primeira etapa do programa atua em 16 municípios de Goiás e 12 de Mato Grosso, com projetos voltados para a recomposição florestal, conservação do solo e da água, além do enfrentamento às mudanças climáticas.

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, pontuou que o programa em Mato Grosso adquiriu novas características, alinhando-se a outras iniciativas ambientais do estado, porém mantendo seu objetivo primordial de restaurar a bacia hidrográfica em ambos os estados, unindo conservação e desenvolvimento.

“O programa ganha novos contornos em Mato Grosso, considerando as especificidades de um Estado que compõe a Amazônia Legal e integra iniciativas como o Programa REM MT e PCI - Produzir, Conservar e Incluir. Entretanto, manterá a filosofia e o propósito de origem que é restaurar a Bacia Hidrográfica em ambos os estados. As ações continuarão se somando, levando solução para o campo, unindo conservação e desenvolvimento”, destacou Mauren.

Para mais informações sobre como participar ou investir no programa "Todos pelo Araguaia", acesse www.juntospeloaraguaia.org.br

CRÉDITO: Nayara Takahara | Sema-MT

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838