Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Sema reforça prazo de 90 dias para análise do CAR Digital e evitar suspensão do cadastro
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Sexta, 19 de Abril de 2024, 13h08 | Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2024, 20h01 | Acessos: 237 | Categoria: Notícias
Sema/MT
imagem sem descrição.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) orienta produtores rurais e responsáveis técnicos sobre a importância de seguir os prazos estabelecidos para a análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Desde a implantação do CAR Digital em março deste ano, o processo automatizado oferece um prazo de 90 dias para análise após a notificação via e-mail. O registro permanece suspenso até a completa regularização.

Para os cadastros aprovados, os proprietários dispõem deste prazo de 90 dias para revisar, aceitar ou recusar as informações no sistema do CAR Digital. A aceitação confirma os dados do usuário e gera automaticamente a documentação necessária. Cadastros considerados inaptos são direcionados para correção com orientações detalhadas e uma subsequente análise manual.

A secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, destacou a relevância do CAR para o acesso a mercados, créditos e financiamentos.

“Os órgãos financeiros, empresas fornecedoras e financiadoras eles vão consultar o CAR da propriedade. Se o CAR estiver suspenso, o proprietário vai ter dificuldade de acesso aos mercados, linha de crédito e financiamento. Desta forma, os mutirões ambientais que estamos participando também serve para ter esse contato e explicar ao proprietário como fazer a regularização ambiental”, explicou.

O primeiro Mutirão Ambiental CAR Digital, realizado em Nova Ubiratã com apoio da prefeitura local e do sindicato rural, entre os dias 9 e 11 de abril, contou com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, e ofereceu 134 atendimentos para esclarecimento de dúvidas sobre a regularização dos registros.

Luciane Bertinatto afirmou que a abordagem junto ao produtor no Mutirão Ambiental para esclarecer os assuntos referentes ao novo sistema do CAR é extremamente positiva.

“Nós conversamos com proprietários, responsáveis técnicos e pretendemos ampliar cada vez mais essa comunicação para que entendam as questões relacionadas ao sistema digital, ao prazo. A Sema está sempre de portas abertas para esclarecer todas as dúvidas e convida os interessados a participarem dos próximos mutirões que terão ao longo do ano”, disse. 

Outros mutirões ambientais estão previstos para acontecer em maio nos municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum, Diamantino, São Jose do Rio Claro e Ipiranga do Norte.
 
*Texto: Renata Prata (Sema-MT)
 
Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838