Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Viradinha Sustentável terá escultura gigante de onça-pintada
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2024, 15h10 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2024, 15h10 | Acessos: 108 | Categoria: Notícias
Eduardo Srur
imagem sem descrição.
Cuiabá receberá a intervenção urbana ‘Hora da Onça Beber Água’, na Semana do Meio Ambiente, no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. Escultura inflável de onça-pintada gigante, do artista plático Eduardo Srur, será exposta durante a Viradinha Sustentável, organizada pelo Instituto Virada Sustentável em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) entre os dias 5 e 9 de junho.

A Viradinha Sustentável é uma edição especial da Virada Sustentável - maior evento de sustentabilidade do Brasil - e, de forma compacta, traz uma rede de atores sociais engajados em iniciativas ambientais e culturais.

Outra atração da Semana do Meio Ambiente é um painel de grafite que será exposto no Parque Massairo Okamura com a obra ‘A Realeza das Nossas Terras’, do artista Rogério Mendes, que valoriza a beleza exuberante da fauna mato-grossense.

“A Viradinha Sustentável será um presente para a população da Capital de Mato Grosso em celebração à Semana do Meio Ambiente de 2024. A Semana foi criada para engajar a comunidade de Mato Grosso na preservação dos nossos patrimônios naturais e este ano trazemos a temática: ‘Clima em transformação. Mato Grosso em Ação’. O clima é um patrimônio natural de Mato Grosso e estamos agindo frente às mudanças para proteger a vegetação nativa, assegurando que as florestas sigam desempenhando papel fundamental na regulação climática”, destaca Juliana Carvalho, superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão da Sema.

O fundador da Virada Sustentável, André Palhano, destaca que o evento é realizado este ano é uma semente que se planta para realizar uma edição potente para o próximo ano. "Chegar a um estado tão emblemático para a sustentabilidade, que reúne três dos mais importantes biomas brasileiros e a potência do agronegócio, articulando atores de vários segmentos da sociedade local, é motivo de enorme orgulho para todos nós”.

Além das atrações que ficarão fixas entre quarta-feira e domingo (de 5 a 9), que é o painel de grafite no parque Massairo Okamura e a onça gigante no parque Mãe Bonifácia, a Viradinha Sustentável apresentará atrações especiais durante o domingo pela manhã e pela tarde nos parques urbanos de Cuiabá.

O Parque Mãe Bonifácia terá pela manhã aula de yoga, oficina de tricô de dedo, que é uma técnica de tecimento sem agulha,  contação de história com o grupo Furiosas Macchinas Historiadoras e o espetáculo ‘O grande Circo do Palhaço Zabilim Plim Plim’.

À tarde o grupo Furiosas Macchinas Historiadoras volta para contar histórias e terá oficina de aquarela com Kadinne Strobel, teatro performance cênica ‘Capivaras Voadoras’ com o grupo Tibanaré e apresentação do Grupo Flor Ribeirinha.

O parque Zé Bolo Flô terá uma programação voltada principalmente para o público infantil. Pela manhã as atrações são contação de histórias ‘Palavrinha Rua Antiga’, sebo Rua Antiga com mini-biblioteca itinerante para roda de leitura coletiva, performance cênica artista cientista e oficina de perna de pau com o coletivo Seriemas.

A tarde, o Palavrinha Rua Antiga  volta com contação de história, oficina pintura e desenho em papelão com Paty Wolff, performance cênica Seriemas do MT, apresentação musical Anjos da Lata e do Siriri Elétrico.

O Parque Massairo Okamura terá uma Mostra de Cinema Ambiental, de 14h30 às 17h30.

“A sustentabilidade faz parte do nosso DNA e patrocinar eventos como esse é mais uma forma de comunicar nosso compromisso com a sociedade e incentivar a todos a impulsionar com a gente um futuro mais verde." comenta Lígia Guedes, gerente de meio ambiente da Atiaia Renováveis, empresa de geração e comercialização de energia renovável, que está apoiando a Semana do Meio Ambiente em Mato Grosso

Para Jeremias Salvino, gerente do Sistema de Gestão Integrada (SGI) da Inpasa Brasil, participar e apoiar a Semana do Meio Ambiente de Mato Grosso, é uma oportunidade para reforçar as boas práticas de sustentabilidade adotadas pela companhia junto à comunidade. “Democratizar a cultura e promover a educação ambiental fazem parte de nossos pilares e contribuem para a bioeconomia. Mais que produzir energias limpas e renováveis, entendemos nosso papel social enquanto companhia e parcerias como essa só reforçam isso”.

Viradinha Sustentável

A Virada Sustentável é o maior evento de sustentabilidade do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, artistas, grupos e coletivos de cultura, redes e movimentos sociais, equipamentos culturais, instituições, empresas, escolas e universidades. 

Embora menor proporção da, a Viradinha é rica em conteúdo e significado, projetada como uma plataforma para provocar reflexão e fomentar mudanças positivas. Uma grande instalação, apresentações artísticas e atividades diversas serão realizadas para incentivar o público a pensar e agir de forma mais sustentável.

O festival, realizado em parceria com a ONU Brasil e alinhado aos 17 objetivos de Desenvolvimento (ODS), tem como objetivo dcriar um espaço de diálogo e engajamento que promova uma visão integrada e multifacetada da sustentabilidade, encorajando ações positivas para um futuro mais equilibrado e sustentável para a Amazônia e para o mundo.

Para desenvolver a comunicação visual do evento, a agência Repense escolheu a onça pintada como principal ícone para dialogar com o público: “Nosso desafio foi dar personalidade própria para essa edição, respeitando a identidade visual característica da Virada.Trouxemos então cores terrosas, que remetem ao solo rico e fértil de Mato Grosso e dialogam com os tons da onça-pintada. Acreditamos na força da criatividade para inspirar mudanças significativas na sociedade e, nesse momento, a mudança de postura frente à questão climática se mostra urgente”, explica Bruno Pimentel.

Acesse o site e redes sociais Virada Sustentável para conhecer mais:

Site: www.viradasustentavel.org.br
Instagram: @viradasustentavel
Facebook: facebook.com/viradasustentavel
Youtube: https://www.youtube.com/user/ViradaSustentavel
 
*Texto: Renata Prata | Sema/MT
 
Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838