Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Servidores da SEMA recebem treinamento em ferramenta que automatiza a análise de dados de satélites
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2024, 14h34 | Última atualização em Quarta, 19 de Junho de 2024, 14h34 | Acessos: 363 | Categoria: Notícias
Priscila Soares / REM MT
imagem sem descrição.

Em busca de aprimorar o trabalho de conservação ambiental e o combate ao desmatamento em Mato Grosso, realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), o Programa REM MT promoveu o treinamento dos servidores da secretaria na ferramenta Google Earth Engine. Ao todo, 18 servidores foram capacitados a utilizar a plataforma e serem replicadores do conhecimento adquirido.

O treinamento foi realizado entre os dias 10 e 14 de junho e participaram servidores dos setores da Coordenadoria de Conservação e Restauração de Ecossistemas, Gerência de Planejamento de Fiscalização e Combate ao Desmatamento, Coordenadoria de Fiscalização de Flora, Coordenadoria de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental e da Coordenadoria de Unidades de Conservação.

O Google Earth Engine é uma plataforma em nuvem que processa uma quantidade massiva de imagens de satélite, permitindo interagir com os dados quase em tempo real. Luiz Cortinhas, um dos instrutores do curso, explicou como essa ferramenta auxiliará o trabalho dos servidores da SEMA.

 “A SEMA trabalha com a análise de imagem de satélite, mas o automatismo que o Google traz é a melhor parte. Basicamente, torna possível acessar petabytes de dados, muitos dados de satélite em três segundos. Faz composição de imagem, transfere em nuvem em cinco segundos. Então traz agilidade e eficiência para o trabalho dos servidores”, explicou.