Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Sema-MT cadastra voluntários para atuar no resgate e manejo de animais silvestres afetados por incêndios
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2024, 15h01 | Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2024, 15h11 | Acessos: 347 | Categoria: Notícias
Karla Silva/Sema-MT
imagem sem descrição.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) está cadastrando voluntários para atuar em equipes multidisciplinares especializadas no resgate, manejo e destinação de animais silvestres afetados por incêndios em Unidades de Conservação estaduais.

Instrução Normativa que regulamenta o cadastro foi publicada em 25 de junho no Diário Oficial.

Cada equipe será composta por três profissionais e liderada por um servidor da Sema.

Os interessados devem apresentar os seguintes documentos:

- RG e CPF
- Comprovante de endereço atualizado (com data não superior a 90 dias)
- Telefone celular e endereço de e-mail para receber comunicados

Para se cadastrar, acesse AQUI o formulário digital.

O cadastro estará ativo durante o período proibitivo de queimadas e de emergência ambiental decretado pelo Governo do Estado. As informações coletadas serão armazenadas no banco de dados da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, que realizará a seleção e convocação dos voluntários.

Podem se cadastrar pessoas físicas e jurídicas. Os selecionados serão convocados conforme a necessidade até 31 de dezembro de 2024. Apenas as equipes convocadas pela Gerência de Fauna Silvestre da Sema, e que possuam autorização emitida pela Pasta, poderão atuar no resgate e manejo dos animais silvestres.

A Sema orienta que os voluntários estejam cientes dos riscos e responsabilidades envolvidos nas ações de resgate e manejo de fauna silvestre, comprometendo-se a seguir as diretrizes estabelecidas pela Secretaria.

A normativa esclarece que o trabalho desenvolvido pelas equipes de voluntários não configura vínculo empregatício com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Este trabalho é considerado de relevante interesse público e não oferece qualquer tipo de remuneração.

Durante o período de atuação, poderão ser convidados servidores e pesquisadores de outras Secretarias de Estado, instituições oficiais de pesquisa do Mato Grosso e Organizações Não Governamentais para contribuir com o trabalho.
 
*Texto: Renata Prata - Sema/MT
 
Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838