Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Missão técnica de MT discute proposta de cooperação com o Kruger Park para ampliar conhecimentos
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Terça, 19 de Agosto de 2025, 19h24 | Última atualização em Terça, 19 de Agosto de 2025, 19h25 | Acessos: 42 | Categoria: Notícias
Sema-MT
imagem sem descrição.

A missão técnica de Mato Grosso, que chegou à África do Sul nesta segunda-feira (18.8) e ficará no país africano até quarta-feira (20), para troca de experiências com os gestores do Kruger Park, realizou uma apresentação sobre o potencial do Pantanal Mato-grossense, uma das maiores áreas úmidas do planeta e patrimônio natural da humanidade, para o turismo de observação de animais.

Após a apresentação, foi discutida a possibilidade de celebração de um termo de cooperação institucional com foco na gestão integrada do turismo ecológico, no monitoramento e manejo da fauna, no desenvolvimento de soluções inovadoras de infraestrutura e segurança ambiental, na implementação de políticas sociais vinculadas à conservação e a na capacitação de equipes e intercâmbio científico.

“Essa cooperação poderá fortalecer a gestão das Unidades de Conservação em Mato Grosso, posicionando o estado como referência latino-americana em conservação e turismo sustentável”, ressaltou a secretária de Estado de Meio Ambiente em Mato Grosso, Mauren Lazzaretti.

 

Segundo ela, os gestores da unidade foram bem receptivos à proposta e estão dispostos a contribuir com o Governo de Mato Grosso. “A experiência no Kruger National Park representou uma oportunidade única de aprendizado, trazendo exemplos práticos de como é possível conciliar conservação da biodiversidade, desenvolvimento econômico e inclusão social”, afirmou.

A secretária de Estado de Meio Ambiente ressalta que o Kruger Park mantém pesquisa científica contínua, com forte integração entre ciência aplicada, justiça social e gestão ambiental. Os pilares estratégicos da unidade são: proteção, monitoramento, manejo, inovação, integração e internacionalização.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, assegurou que os ensinamentos obtidos serão incorporados às ações do Governo de Mato Grosso, especialmente na gestão do Pantanal. “O nosso objetivo  é ampliar o turismo sustentável, gerar emprego e renda para comunidades locais, aprimorar o manejo da fauna e flora e fortalecer a cooperação internacional”, enfatizou.

*Texto: Clenia Goreth

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838