
A secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Mauren Lazzaretti, participa nesta semana, em São Paulo, da 16ª edição do Lase – Líderes ambientais no setor de energia. O evento começou nesta segunda-feira (29) e se estenderá até quarta-feira (01).
De acordo com a programação, a Sema-MT participa do painel “Gestão da Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos em Grandes Empreendimentos”. A secretária de Estado de Meio Ambiente em Mato Grosso dividirá o painel com outros quatro convidados. A mediação dos debates será feita pelo advogado Werner Grau.
Também participam do painel, a analista técnico de restauração florestal do Instituo Socioamental, Elisangela Xipaia; o gerente HSE Evoltz, Irineu Cortez Júnior; a advogada de responsabilidade social e fundiário – Voltalia, Luiza Galluzzi; e a analista ambiental do Ibama, Sâmia Barros.
O painel propõe uma discussão sobre a integração de soluções baseadas na natureza nos projetos de infraestrutura energética para cumprimento de condicionantes, além da conservação da biodiversidade e melhoria da aceitação social, integrando ações de restauração, corredores ecológicos e infraestrutura verde.
Na terça-feira (30), a secretária de Estado de Meio Ambiente em Mato Grosso participa também de reunião privativa com o tema “Relacionamento entre órgãos ambientais e empreendedores.
Em formato de mesa redonda, o objetivo da reunião é promover a trocada de opiniões e construção coletiva de análise sobre a interlocução entre os órgãos, empreendedores e demais stakeholders sobre as temáticas de licenciamento ambiental e patrimônio arqueológico, levando também em consideração os impactos práticos da nova lei geral de licenciamento ambiental.
Reconhecido como referência no segmento, o Lase – Líderes ambientais no setor de energia consolida-se como um espaço de alto nível para debates e troca de experiências entre executivos de empresas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, representantes de órgãos ambientais e reguladores, fornecedores de tecnologia e equipamentos, além de especialistas em meio ambiente, sustentabilidade, desenvolvimento e regulação
Homenagem – Ainda em São Paulo, Mauren Lazzaretti também será homenageada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em reconhecimento aos trabalhos realizados em parceria com a entidade, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e da Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente (Abema).
Pelo menos três normas publicadas pela ABNT nos últimos anos , a exemplo da norma que trata da especificação para a demonstração de neutralidade do carbono, manejo florestal e guia de requisitos e procedimentos básicos para combate a incêndio florestal tiveram a participação direta de Mato Grosso.