Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Sema inicia mutirão CAR Digital 2.0 com mais de 200 inscritos em Barra do Garças
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Terça, 21 de Outubro de 2025, 19h45 | Última atualização em Terça, 21 de Outubro de 2025, 19h45 | Acessos: 64 | Categoria: Notícias
Karla Silva/Sema-MT
imagem sem descrição.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) iniciou, nesta terça-feira (21.10), em Barra do Garças, um mutirão de regularização ambiental com mais de 200 produtores e profissionais técnicos inscritos para atendimento.Analistas da Sema estarão no município até quinta-feira (23), das 8h às 18h,  em uma estrutura montada no Centro Cultural Porto do Baé, para esclarecer todas as dúvidas dos produtores relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR Digital 2.0).

Interessados em consultar os seus cadastros ainda podem se inscrever por meio do link: https://forms.gle/8DGmrBvFqytZdJhs6.

Esta é a segunda ação do “CAR Digital 2.0 em Campo” que o órgão ambiental realiza este ano. A primeira ocorreu em setembro no município de Sinop. Nos dias 25 a 27 de novembro, a Sema estará no município de Diamantino.

Na abertura dos trabalhos em Barra do Garças, a secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto, destacou que o órgão ambiental tem buscado estar cada vez mais próximo do cidadão com a realização dos mutirões para trocar informações e esclarecer as dúvidas sobre as funcionalidades do CAR Digital 2.0. O objetivo da iniciativa é ampliar a regularização ambiental no estado.

 “Acreditamos que estando mais próximos do produtor rural e do responsável técnico vamos conseguir superar os desafios e avançar com a regularização ambiental em Mato Grosso”, afirmou a secretária-adjunta.

 

Durante os atendimentos, o produtor rural tem a oportunidade de verificar detalhes sobre sua propriedade e a base de referência aprovada pelo órgão ambiental. Também são orientados sobre quais providências precisam ser adotadas para a finalização do cadastro ambiental rural.

O secretário municipal de Meio Ambiente de Barra do Garças, Blayne Danilo, enfatizou a importância do cadastro ambiental rural, alertando aos participantes do evento de que as informações contidas no cadastro subsidiaram o trabalho do Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios ocorridos recentemente no Parque Serra Azul.

“As informações contidas nos cadastros são utilizadas também para outros fins. Além disso, a regularização ambiental é essencial para obtenção de subsídios financeiros”, acrescentou.

A produtora rural Teia Fava, que no ato representou a Associação de Criadores em Mato Grosso (Acrimat), elogiou o fato da Sema sair dos gabinetes para ir até o produtor. “Aproveitem essa oportunidade enorme que a Sema está vindo até nós. Isso é um grande feito e muito bom para Barra do Garças. É uma oportunidade gigantesca que estamos tendo para desobstruir as nossas propriedades, porque a falta de regularização não deixa de ser uma obstrução perante os bancos e frigoríficos”, afirmou.

Além de esclarecer as dúvidas sobre o Car Digital 2.0, as pessoas que participarem da ação em Barra do Garças também terão informações sobre o Programa Todos pelo Araguaia, de recuperação de áreas degradadas, e do Programa de Reinserção e Monitoramento do Instituto Mato-grossense de Carne (Imac). O Instituto PCI (Produzir, Conservar e Incluir) também participa do evento.

A ação é realizada pela Sema-MT com apoio da Prefeitura Municipal de Barra do Garças, Câmara de Vereadores, Sindicato Rural, Instituto  PCI (Produzir, Conservar e Incluir) e Instituto Mato-grossense da Carne (Imac). A iniciativa conta também com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Serviço Florestal Brasileiro, Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), KFW e Cooperação Alemã.

*Texto: Clênia Goreth

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Ouvidoria (Whatsapp)

(65) 98153 0255