 
											Nesta quinta-feira (30), durante o lançamento da campanha “Onde há raiz não há silêncio”, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, destacou que não existe sustentabilidade sem dignidade humana e reforçou o compromisso institucional de combater todos os tipos de violência contra as mulheres.
“Não aceitaremos qualquer forma de desrespeito em nossos corredores, nas nossas equipes ou nas relações com o público. A Sema segue avançando com políticas ambientais de excelência; mas sabemos que não há sustentabilidade verdadeira sem dignidade humana. A proteção da vida — em todas as suas formas — começa pelo respeito”, ressaltou a secretária.
Segundo ela, a campanha “Onde há raiz não há silêncio” possui três pilares. O primeiro, relacionado à prevenção e cultura do respeito, busca fortalecer as ações de sensibilização, formação continuada e comunicação interna e externa sobre os canais de orientação e denúncia.
Já o segundo pilar, voltado ao acolhimento e rede de proteção, estabelece ações para adesão aos protocolos e fluxos de atendimento com a rede interinstitucional de enfrentamento à violência.
O terceiro pilar, denominado governança e responsabilização, prevê a implementação de rotinas de monitoramento, avaliação e transparência das medidas, garantindo tolerância zero às práticas que violem direitos e condutas ativas de responsabilização, quando necessário.
O conceito da campanha, conforme a secretária de Estado de Meio Ambiente, foi pensado com o objetivo de valorizar a força e o pertencimento das mulheres. “A escolha desse nome não é por acaso. Raiz é identidade, é memória, é pertencimento. Onde há raiz, há força para sustentar a vida, para nutrir a terra e, sobretudo, para erguer vozes. Silêncio, aqui, não tem lugar quando o assunto é violência contra as mulheres”, enfatizou.
*Texto: Clênia Goreth
