Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Instituições discutem alternativas para fortalecer ações de prevenção aos incêndios em parque estadual
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quinta, 12 de Fevereiro de 2026, 21h14 | Última atualização em Quinta, 12 de Fevereiro de 2026, 21h14 | Acessos: 50 | Categoria: Notícias
Sema-MT
imagem sem descrição.

A Gerência Regional do Parque Estadual Serra Azul e da Área de Proteção Ambiental Pé da Serra promoveu nesta quarta-feira (11), no município de Barra do Garças, a 1ª Reunião Integrada Preventiva contra Incêndios Florestais. Representantes de várias instituições discutem alternativas para fortalecer as ações de prevenção, planejamento e resposta coordenada aos incêndios florestais.

 Segundo a analista de Meio Ambiente e Gerente Regional das duas unidades de conservação, Cristiane Schnepfleitner, durante a reunião os participantes aprovaram a sugestão para criação da Rede Integrada Preventiva Contra Incêndios Florestais.

A ideia é que as instituições atuem de forma permanente com cooperação técnica e operacional para estruturar ações contínuas de prevenção, monitoramento, educação ambiental, fiscalização e pronta resposta aos incêndios florestais.

“A rede atuará de forma colaborativa, respeitando as atribuições legais de cada órgão, mas promovendo integração, fluxo de comunicação ágil e planejamento compartilhado. A proposta consolida uma abordagem moderna de gestão do risco ambiental, baseada na antecipação de cenários, na organização institucional e na corresponsabilidade territorial”, ressaltou.

A gerente argumenta que a prevenção passará a ser tratada como estratégia estruturada e contínua. “A iniciativa representa um avanço institucional relevante ao consolidar um espaço técnico de diálogo entre órgãos com competências complementares na proteção ambiental, defesa civil, segurança pública e gestão territorial”, disse.

Até o final do primeiro semestre, estão previstas outras três reuniões integradas para garantir a continuidade do planejamento e acompanhamento permanente das ações preventivas. Nesses encontros, serão construídos protocolos conjuntos com definição clara de responsabilidades, compartilhamento de informações estratégicas e organização da resposta coordenada antes do período crítico.

Composição - A 1ª Reunião Integrada Preventiva contra Incêndios Florestais contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Diretoria da Unidade Desconcentrada de Barra do Garças, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, por meio do 4º Comando Regional e do Batalhão de Emergências Ambientais; Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, com representação da Polícia Militar Ambiental;  Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Turismo, Infraestrutura e Defesa Civil; Câmara Municipal, Comitê de Bacia Hidrográfica, Conselho Consultivo do Parque Estadual Serra Azul, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério Público Estadual e o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barra do Garças.

*Texto: Clênia Goreth

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Ouvidoria (Whatsapp)

(65) 98153 0255