Página inicial > SEMA > Notícias > Secretário de Meio Ambiente participa de reunião do gabinete de crise em Brasília
Publicado: Quinta, 26 de Maio de 2011, 20h31 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h09 | Acessos: 859 | Categoria: Notícias
Foto: Josi Pettengill/Secom-MTMAIA_SILVAL_SINOP
Secretário Alexandre Maia e governador Silval Barbosa em Sinop

O secretário de estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia está em Brasília nesta quinta-feira (26.05), onde participa de reuniões no Ministério do Meio Ambiente (MMA) e, no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Pela manhã Maia e os secretários adjuntos de Mudanças Climáticas, Julio Bachega e do Núcleo Ambiental, Moacir Couto participaram de reunião do gabinete de crise, instalado recentemente pela ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, para coordenar as ações de combate ao desmatamento.

Após o lançamento ontem (25.06), em Sinop, de uma operação integrada, coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-MT) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a reunião serviu para discutir questões de logística e a integração de informações. No período da tarde, Maia participou da 102ª Reunião Ordinaria do Conama.

O secretário de Meio Ambiente disse que nos próximos dias deve encaminhar aos órgãos competentes - Ministério do Meio Ambiente, Ministério Público e instituições financeiras – um relatório com a lista das propriedades privadas responsáveis pelos desmates verificados em Mato Grosso entre março e abril.

“A determinação dos governos do estado e federal é reforçar e ampliar as medidas repressivas para contermos o desmatamento e, não deixar que ele volte a crescer”, destacou Maia por telefone. O trabalho está sendo feito em tempo integral. As equipes de fiscalização do Ibama e da Sema estão em campo, com ações articuladas, com foco no desmatamento e nas queimadas.

Entre abril e maio deste ano, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectou o desmate de 477 km² de floresta no Mato Grosso.

Cerca de 130 homens da Superintendência de Fiscalização da Sema, Unidades Regionais do órgão, Polícias Civil e Militar estão envolvidos nas ações no Estado. Além disso, participam ainda 500 agentes do Ibama que trabalham com outros 200 homens da Força de Segurança Nacional, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. O Ibama aguarda a chegada de pelo menos 160 homens do Exército. Os homens ficarão divididos em quatro bases para cobrir todos os polígonos. As ações no estado devem seguir até o dia 31 de julho.

A meta pactuada ontem em Sinop pelos governos federal e estadual foi de reduzir o desmatamento na Amazônia em 2011 para 3.500 km², metade do que foi registrado no ano passado.

“Estamos concentrando todos os esforços visando atingir a meta do Estado que é a de reduzir o desmatamento ilegal a zero”, destacou Alexander Maia.