O Programa Agenda Ambiental na Administração Pública foi implantado pelo Governo de Mato Grosso, a partir do mês de outubro de 2015, com a assinatura do Termo de Adesão junto ao Ministério do Meio Ambiente representado pelo Secretário- Executivo, Francisco Gaetani, com a proposta de inserir a variável socioambiental no cotidiano e na qualidade de vida do ambiente de trabalho de todas as instituições estaduais. Quatro Secretarias estão contempladas nas ações imediatas: SEMA, SECID, GAE e SEDUC. A Secretária Ana Luiza Peterlini, da SEMA, diz que esta iniciativa está no acordo de resultados da secretaria que oferecerá suporte e também servirá de modelo para as demais pastas. O próximo passo foi a capacitação dos servidores das secretarias através do Curso “Sustentabilidade na Administração Pública” – ministrado pela Técnica Monica Rocha, do MMA, que ocorreu entre os dias 9 e 13 de novembro, para iniciar os trabalhos de implantação das ações. A partir dessa capacitação começaram os trabalhos que priorizaram a formação das comissões dentro das secretarias que participaram, cuja ação inicial é realizar um diagnóstico socioambiental com a colaboração dos servidores, que servirá para a construção do plano de ações estratégicas. A Secretária explica que nesse plano deverão ser incluídos vários aspectos socioambientais como: a gestão de resíduos sólidos e perigosos gerados; redução de consumo e reaproveitamento de materiais; combate ao desperdício de energia e de água, cidadania, ética, equidade, segurança e qualidade de vida no trabalho, entre outras medidas necessárias para a implementação, detectadas nos diagnósticos. Haverá ainda um cronograma para as ações. Um dos trabalhos da Comissão Gestora Interna das Secretarias, formada por servidores nomeados através de portaria para a efetivação do programa em sua instituição, será uma Oficina de Plano de Trabalho – A3P/Secretarias, nos dias 02 e 03 de fevereiro de 2016, na Arena Pantanal. Os objetivos desta Oficina serão de integrar os planos e apresentar as ações que serão realizadas, bem como integrar essas comissões para que juntas possam efetivar, de forma eficaz, os trabalhos e atender aos seis eixos temáticos que abrangem: Gestão de Resíduos, Licitações Sustentáveis, Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho, Sensibilização e Capacitação dos Servidores, Uso Racional dos Resíduos e Construções Sustentáveis.
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						Publicado: Terça, 14 de Dezembro de 2010, 20h26					
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						Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h49					
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						Acessos: 9446					
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						Categoria: 
							
								Notícias
							
											
								
			