Página inicial > SEMA > Notícias > Sema faz homenagem a servidores aposentados
Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2017, 16h44 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h53 | Acessos: 522 | Categoria: Notícias
Foto: Rose Domingues/Assessoria
a-BBservidores_Sema_5
A festividade em alusão ao Dia do Servidor Público enalteceu a importância dos pioneiros na defesa do meio ambiente em Mato Grosso
Para comemorar o Dia do Servidor Público, que é neste sábado (28.10), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) preparou na sexta-feira (27) uma homenagem especial aos seus servidores aposentados. Além de terem contribuído com a criação da secretaria, esses homens e mulheres idealistas fortaleceram a defesa ao meio ambiente em Mato Grosso ao longo de mais de 30 anos de carreira no serviço público.

Para o secretário de Meio Ambiente e vice-governador Carlos Fávaro, que acompanhou os discursos, poesia, ‘causos’ e música, tem sido uma honra integrar o time da Sema há um ano e seis meses. Como produtor rural, explica que sofreu preconceito inicialmente por estar à frente da gestão, o que ficou para trás em pouco tempo. Sua visão da gestão ambiental também mudou.

“Nossa equipe conseguiu fazer a ‘virada de chave’ mostrando que com empenho e trabalho em equipe é possível fazer as mudanças necessárias para que a secretaria realmente se modernize e atenda sua missão, que é cuidar do meio ambiente e ainda prestar serviço de qualidade à população. Mas é importante ficar claro que todas as melhorias são fruto da dedicação de vocês, servidores”, enfatizou Fávaro.

O secretário executivo da Sema, André Baby, que é analista ambiental da instituição, fez um discurso mostrando que se hoje o Mato Grosso possui cerca de 60% da cobertura vegetal preserva é devido também o empenho dos servidores do meio ambiente. “A Sema é muito mais que um CNPJ, ela tem uma história, tem nomes, rostos, ela é um conjunto de todos nós, servidores, que trabalhamos cotidianamente apesar dos desafios pelo desenvolvimento sustentável do nosso Estado”.

Emocionada, a superintendente de Educação Ambiental, Vânia Montalvão, que é servidora de carreira da secretaria, relembrou o início da gestão ambiental e o momento da criação da Sema, por meio da Lei Complementar nº 214, de 23 de junho de 2005, com a extinção da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema). “Se hoje temos um lindo jardim em flor e já colhemos muitos frutos, devemos a vocês, que são pioneiros, desbravadores e corajosos. Somos imensamente gratos a cada um de vocês”.

Aos 62 anos, Joaquim Paiva de Paula é uma lenda viva na Sema. Engraçado e dinâmico, ele fez questão de contar inúmeros ‘causos’ durante a homenagem recebida, de uma época em que a equipe de fiscalização enfrentava diversos perigos pelo interior, onde às vezes era recebida à bala. “Não havia diária, a gente trabalhava por paixão sábado, domingo, feriado, viajava sem ter onde dormir, almoçava uma lata de farofa com frango e bebia água do rio, mas éramos muito unidos, felizes, porque estávamos vivendo nossa missão de vida. Posso dizer com alegria, eu cumpri a minha, me aposentei e me orgulho da minha história”.

Lindinalva Clementina Ferreira, 61 anos, fez questão de ressaltar seu tempo de serviço no meio ambiente: 42 anos, 11 meses e 5 dias. Ela se aposentou no ano passado, mas ainda fala com nostalgia da área que mais gostou de atuar, que é a educação ambiental. Praticamente a fundadora do Parque Estadual Mãe Bonifácia, porque foi responsável em acompanhar as obras, lembra-se quando o primeiro trator adentrou o espaço onde não havia nada. “Nós temos um pé de jatobá que foi plantado pela ex-jogadora de basquete Hortência, conheço e gosto de cada canto daquele parque, choro às vezes quando vou visitar, porque é parte da minha própria história”.

Ao todo, 14 servidores que se aposentaram entre o ano passado e este ano foram homenageados. Para a celebração, os servidores Klauber, Álvaro, Fernanda e Evelyn Cristina preparam apresentações de música e poesia. Organizada pela equipe do secretário adjunto de Administração Sistêmica da Sema, Valdinei Valério, a festividade enalteceu a importância do servidor público para a gestão e para a população.

“Nesta gestão temos realizado inúmeras atividades importantes de valorização do servidor, como cursos, palestras, capacitações, tivemos pela primeira vez na história da Sema a aquisição de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), estamos reformando nosso estacionamento e mesmo em um momento de crise, de contenção de gastos, por meio de parcerias estamos promovendo várias melhorias com o intuito de promover o melhor ambiente de trabalho a todos, na capital e também no interior”, disse o gestor.