Página inicial > SEMA > Notícias > Relatórios: Relatórios Anuais
Publicado: Quarta, 15 de Dezembro de 2010, 04h00 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h58 | Acessos: 6275 | Categoria: Notícias

RELATÓRIO ANUAL DESMATE

Desde 1992 a SEMA-MT monitora as alterações na cobertura vegetal do Estado, confeccionando dinâmica de desmate nos três biomas que ocorrem em seu território.

A metodologia utilizada até 2007, foi baseada na identificação visual de polígonos de desmatamento a corte raso em imagens de satélite Landsat 5 e Cbers 2. Na dinâmica de desmate dos anos de 2008 e 2009 a SEMA inovou e passou a monitorar a degradação florestal, identificando as áreas florestais que estão sendo exploradas, mas que ainda não foram convertidas em corte raso.

Para a interpretação da dinâmica de desmatamento e da degradação florestal de Mato Grosso foi implantada novas técnicas que representam grandes avanços na interpretação e monitoramento da vegetação. Esse procedimento envolve a geração de imagens fração e NDFI para o mapeamento de desmatamento e degradação florestal.