Página inicial > SEMA > Notícias > Monitoramento da Exploração Florestal
Publicado: Quarta, 15 de Dezembro de 2010, 04h00 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h58 | Acessos: 8526 | Categoria: Notícias

A exploração florestal consiste na retirada de algumas árvores e pode ser o início do processo de degradação florestal e posterior corte raso.

Em 2014 a SEMA/MT, por meio da Coordenadoria de Geoinformação e Monitoramento Ambiental, iniciou em 2014 o monitoramento da exploração florestal no Estado.

Conhecer onde estão essas áreas e se estão de acordo com as autorizações emitidas pela SEMA é fundamental para assegurar o cumprimento da legislação ambiental vigente, evitando que degradação e desmatamentos futuros sem autorização ocorram, contribuindo ainda com a manutenção dos recursos ambientais de Mato Grosso.

O mapeamento dos polígonos das áreas exploração florestal baseou-se na interpretação das imagens fração NDFI - Índice Normalizado de Diferença de Fração (SOUZA Jr. 2005), geradas por meio do processamento de imagens Landsat 8, sensor OLI (30 metros de resolução espacial, respectivamente), utilizando os softwares ImgTools (desenvolvido pelo Imazon) e Envi.

Este processamento gera imagens que destacam as áreas de exploração florestal que configuram o primeiro estágio da degradação florestal e de difícil detecção apenas pela interpretação visual de composições coloridas.

O relatório com os dados da exploração florestal obtidos para o período 2012/2013 está disponível no link abaixo.