Página inicial > SEMA > Notícias > Seminário online sobre educação ambiental e políticas públicas ambientais será realizado nesta sexta-feira (9)
Publicado: Sexta, 09 de Outubro de 2020, 20h01 | Última atualização em Sexta, 09 de Outubro de 2020, 20h01 | Acessos: 528 | Categoria: Notícias

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT) está realizando o curso "Municipalização da Educação Ambiental: Cenários estruturantes, Leis e Programas -2020”. Foram 233 inscritos de diversos estados brasileiros para a capacitação que tem como tema central a implementação da política ambiental dos municípios.

Curso Municipalização da Educação Ambiental
imagem sem descrição.

Como parte das dinâmicas, uma webinar será realiza nesta sexta-feira (09.10) com o tema “Educação Ambiental e Políticas Públicas Ambientais”. A videoconferência será transmitida pelo YouTube da Sema e será aberta ao público, inclusive para os não inscritos no curso, às 16 horas no horário de Mato Grosso.

As discussões da webinar ficarão em torno de interfaces e movimentos atuais e terá participação da superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Montalvão, da pesquisadora Maria Henriqueta Andrade Raymundo e da Coordenadora de Capacitação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Públicos da Agência Nacional de Águas, Renata Maranhão.

Curso

Dividido em dois módulos, na primeira parte o curso traz reflexões sobre os contextos e desafios socioambientais no mundo atual, a importância das leis e programas, o entrelaçamento da Educação Ambiental e das políticas ambientais na gestão municipal, além das experiências e projetos de Educação Ambiental que tiveram bom êxito e foram resultantes dos cursos ofertados pela Sema nos últimos anos em todo o estado.

No segundo módulo, o curso avança para uma dinâmica prática do processo de construção dos marcos normativos para a regularização da Política de Educação Ambiental nos municípios. Para a obtenção do certificado de 20 horas é necessário a realização dos dois módulos, que são divididos em 10 horas cada.

As atividades serão realizadas por meio de videoaula, textos, WhatsApp, fóruns, indicação de filmes, entre outros e tem como base a Lei nº 10.903/2019 que institui a Política Estadual de Educação Ambiental de Mato Grosso. O objetivo do curso é fomentar a estruturação da Política de Educação Ambiental nos municípios com a compreensão do sistema indissolúvel da relação ambiental, social, econômica e cultural para formação de sociedades sustentáveis.

Vânia Montalvão, superintendente de Educação Ambiental e atendimento ao cidadão da Sema destacou durante a abertura do curso que “O grande número de inscrições envolvendo diferentes estados brasileiros demonstra o interesse da sociedade e a relevância da Educação Ambiental na gestão das políticas ambientais nos dias atuais”.

A superintendente afirmou que diante da grande demanda, novos cursos serão ofertados ainda este ano para atender aos que não conseguiram efetivar a inscrição nesta turma.

Autor: Renata Prata | Sema/MT