Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Comitê comemora 10 anos de atuação na bacia do Rio Sepotuba com depoimentos especiais
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2020, 16h21 | Última atualização em Sexta, 16 de Outubro de 2020, 16h22 | Acessos: 395 | Categoria: Notícias
Rio Sepotuba
imagem sem descrição.

Criado oficialmente no dia 15 de outubro de 2010, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sepotuba completa nesta quinta-feira (15) uma década de história na conservação e gestão responsável dos recursos hídricos da bacia. Para comemorar a data, três ex-membros da diretoria do CBH foram convidados para contar suas experiências no contato com a comunidade em um vídeo especial. O material está disponível no canal no YouTube do Portal CBHs MT, e pode ser visto clicando aqui.

Abrangendo uma área total de aproximadamente 9.800 km², o CBH completa uma década de atuação na mediação de conflitos, criação de ações na educação ambiental e até mesmo realizações práticas como análises da qualidade das águas. Contando com a participação de membros da sociedade civil e do poder público, o Comitê reforça em 2020 a necessidade de seguir trabalhando em prol das águas do estado.

Para o primeiro Secretário do Comitê, Lauro Soccoloski, pensar a conservação do recurso por meio dos CBHs é também zelar pelo equilíbrio na quantidade e qualidade da água disponível. “O comitê presta apoio institucional para o desenvolvimento de ações de preservação dos recursos hídricos, visando aumentar a disponibilidade de água em quantidade e qualidade para toda a população”.

Com encontros ordinários realizados quatro vezes ao ano, o Comitê também se organiza em Grupos de Trabalhos temporários onde são tratados assuntos pontuais. Entre as ações já realizadas está a implementação do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais - PSA Queima pé, que fomentando a recuperação das áreas de nascentes e mata ciliares degradadas do manancial de abastecimento público da cidade de Tangará da Serra

Depoimentos especiais

Diante da realidade atual, onde o distanciamento é uma ferramenta importante no combate ao novo coronavírus, o Comitê resolveu marcar a data por meio de um vídeo especial unindo a fala de três ex-membros da diretoria. Reforçando a importância do CBH, participaram o ex-presidente na gestão 2010 - 2014, Decio Siebert, a ex-presidente na gestão 2015 - 2016, Edenir Maria Serigatto e o ex-vice-presidente da gestão 2010 - 2012 e 2012 - 2014, Abílio Luiz Colognese.

A fala dos ex-membros foi registrada em um vídeo-depoimento publicado no canal do YouTube da plataforma Portal CBHs MT, e pode ser acessado clicando aqui. Já para acompanhar as ações do Comitê, acesse o site oficial, clicando aqui.

 

Autor: Marcos Salesse | Comitês de Bacias Hidrográficas/Sema

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838