Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Governador lança sistema de autorização para uso da água 100% digital em MT
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 19h15 | Última atualização em Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 19h20 | Acessos: 994 | Categoria: Notícias

A nova plataforma que torna o pedido de uso da água mais prático, ágil, e totalmente digital foi lançada pelo governador Mauro Mendes nesta quarta-feira (15.12), no Palácio Paiaguás. O Sistema Integrado de Gestão Ambiental e Recursos Hídricos (SIGA Hídrico) é uma das entregas do Mais MT, o maior programa de investimentos da história de Mato Grosso.

"Este é um projeto extremamente importante. Estamos evoluindo com passos muito largos para a digitalização dos processos da Sema, tornando todos eles mais seguros e ágeis e disponíveis ao cidadão em qualquer canto de Mato Grosso. Ninguém precisa mais ir até a Sema para entrar com um protocolo físico de outorga para o uso dos recursos hídricos no nosso Estado", explica o governador.

A partir da próxima segunda-feira (20.12), o usuário poderá fazer o seu processo pela internet, desde o requerimento de outorga de recursos hídricos, a emissão de taxas, a análise e a disponibilização das autorizações do uso da água.

"O novo sistema vai permitir que tenhamos uma redução de 30% no nosso tempo de análise. Recebemos a gestão, em janeiro de 2019, com um tempo médio de emissão de atos autorizativos de outorga de 254 dias. Já estamos com 95 dias de tempo médio, e a expectativa é reduzir ainda mais e atender de forma mais célere o cidadão", avalia a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

A digitalização dos serviços da Sema já mostra resultados positivos. A secretária cita que no final de 2020 a secretaria modernizou o licenciamento ambiental com o sistema da Licença por Adesão e Compromisso (LAC). Desde então já emitiu 856 LACs, com um tempo médio de conferência da Sema de cerca de 3 dias.

Governador Mauro Mendes lança sistema que digitaliza pedidos de uso da água da Sema
Créditos: Michel Alvim - SECOM / MT
 
 

O presidente do Sistema Famato, Fernando Corral, afirmou que o setor produtivo está esperançoso com as mudanças implementadas na Sema para facilitar a vida de quem precisa utilizar os serviços públicos. "Vimos que estão viabilizando, e dando agilidade a uma questão hídrica complexa".

Novo SIGA Hídrico

Foram investidos mais de R$ 4 milhões pelo Governo de Mato Grosso e Fundo Amazônia no sistema, que tem como resultado a melhoria da gestão dos recursos hídricos e do serviço prestado ao cidadão. A inovação melhora a gestão hídrica do Estado de Mato Grosso, possibilitando o controle do tempo dos processos e de produtividade, com base em relatórios gerenciais gerados automaticamente.

Com o SIGA Hídrico haverá maior transparência e segurança das informações, que estarão disponíveis em um clique. A outorga do uso da água, em todas as suas modalidades, terão um QR CODE que atesta a validade dos documentos. O usuário receberá alertas por e-mail de modo automático, mostrando o vencimento dos prazos e das autorizações de uso da água.

Vários processos internos ficam automatizados, como a identificação das reservas hídricas, a classificação do uso insignificante de recursos hídricos, e a consulta pública da disponibilidade hídrica superficial.

Uso da água

O SIGA Hídrico possibilitou ainda a mudança da metodologia de cálculo do uso da água nas bacias que possuem outorgas para geração de energia hidráulica. Com a metodologia que considera a vazão contínua da água, e não apenas a vazão máxima instantânea, haverá a redução dos valores que representam a água que fica reservada para os empreendimentos, ampliando assim, a disponibilidade hídrica e tornando mais eficiente a gestão dos recursos hídricos. Estão disponíveis os tutoriais e os contatos para suporte em caso de dúvidas. Acesse: www.sema.mt.gov.br

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838