Página inicial > SEMA > Notícias > Sema visita Unidades de Conservação e promove encontro estadual de gerentes
Publicado: Terça, 05 de Abril de 2022, 15h12 | Última atualização em Terça, 05 de Abril de 2022, 15h16 | Acessos: 445 | Categoria: Notícias
Visita ao Parque Estadual Dom Osório Stoffel
imagem sem descrição.

Três unidades de Conservação receberam equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) para tratar de avanços e desafios da gestão de Unidades de Conservação em Mato Grosso. As visitas técnicas aconteceram no Parque Estadual do Araguaia, Dom Osório Stoffel, e da Serra Azul, nos últimos meses.

Para aproximar os gestores ambientais das 47 Unidades de Conservação de gestão estadual, acontece entre os dias 05 e 06 de abril um encontro com todos os gerentes, na sede da Sema, em Cuiabá. Além de uma capacitação para nivelamento sobre a área de atuação, a oportunidade servirá para a troca de experiências.

O objetivo da superintendência de Mudanças Climáticas e Biodiversidade da Sema é conhecer de perto a gestão ambiental dos parques que estão distantes da Capital. "No ano passado, começamos este trabalho com a visita a três parques. Para que a gente consiga auxiliar nas demandas da gestão das Unidades de Conservação, é importante conhecer a realidade local", afirma a superintendente Gabriela Priante.

O Parque Estadual do Araguaia, que é uma área de Proteção Permanente, localizada no município de Novo Santo Antônio (972 km distante de Cuiabá), recebeu a visita da equipe da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUCO) entre os dias 14 e 18 de março.

Além de conferir de perto a estrutura da Unidade, foi feito o patrulhamento fluvial por todo o Rio das Mortes, até os limites do Parque durante dois dias. O reconhecimento e a fiscalização das margens do Rio que corta a unidade de conservação é parte importante da gestão e proteção do local. A equipe também se reuniu com o prefeito do município, Adão Soares Nogueira, para falar sobre as cooperações entre a Sema e o município.

No Parque Estadual Serra Azul, localizado em Barra do Garças (517 km distante de Cuiabá), também fez parte da programação de visitas entre os dias 08 e 09 de dezembro de 2021. A participação da comunidade é algo presente na rotina da unidade, principalmente por ser um Parque Urbano. O Conselho Consultivo é ativo, e mantém um colegiado que reúne representantes locais para propor melhorias e soluções para a gestão das Unidades de Conservação.

"Nos reunimos com a gerente para nos aproximar do trabalho desenvolvido. Também participamos da posse dos novos integrantes do Conselho Consultivo, e nova norma de uso do Parque em que foi proibida a entrada de menores de 14 anos sem o acompanhamento de responsáveis para uma maior segurança aos usuários", conta.

Já no Parque Estadual Dom Osório Stoffel, além da gerência, a visita ocorreu entre 28 e 30 de outubro de 2021, com a participação da Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD) Rondonópolis, para conhecer a área de Proteção Integral de mais de 6 mil hectares do bioma Amazônia.