Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Sema-MT reforma pontes dos parques Zé Bolo Flô e Mãe Bonifácia com madeira apreendida
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quarta, 06 de Abril de 2022, 13h23 | Última atualização em Quarta, 06 de Abril de 2022, 13h25 | Acessos: 368 | Categoria: Notícias

A reconstrução de quatro pontes de madeira nos Parques Zé Bolo Flô e Mãe Bonifácia, localizados em Cuiabá, marca o início da revitalização das duas Unidades de Conservação, geridas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). Para a revitalização das pontes foram utilizados 20 m³ de madeira, apreendida de infratores ambientais.

Todo o madeiramento das pontes foi substituído e foram também instaladas barras de proteção lateral.

As pontes foram vistoriadas nesta segunda-feira (05.04) pela superintendente de Biodiversidade da Sema-MT, Gabriela Priante, pela coordenadora de Unidades de Conservação (Cuco), Sanny Saggyn, e o gerente do Parque Zé Bolo Flô, Julio Cesar.

Quem frequenta o local já percebeu as melhorias. Como frequentador assíduo do Parque Zé Bolo Flô, localizado no Coxipó, Italo Nados de Faria, de 65 anos, acredita que a reforma das pontes beneficia toda a população local. Ele é morador da região desde 1984, e viu as máquinas trabalhando para fazer as trilhas do parque. 

"Passo todos os dias pelo Parque e agradeço pelas melhorias, porque trazem comodidade não só para quem faz exercício, mas para todos que passam por aqui para ir para a escola, ao mercado", afirma.

Conforme a secretária Adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, um fator importante para a melhoria dos parques é a participação e integração da comunidade para utilizar o espaço de modo correto. "Estamos investindo na gestão dos Parques e contamos com a sociedade para que o espaço seja bem utilizado e bem cuidado", avalia.

Ítalo Nados de Faria, de 65 anos, é morador da região do parque desde a década de 1980
Créditos: Sema-MT
 

Melhorias para os parques estaduais

O Governo de Mato Grosso irá investir cerca de R$ 800 mil em melhorias para o Parque Estadual Zé Bolo Flô, localizado em Cuiabá. Os outros dois parques urbanos da cidade, de responsabilidade do órgão ambiental, Massairo Okamura e Mãe Bonifácia, também serão revitalizados para oferecer melhor estrutura à população.

Os recursos que financiarão as obras no Zé Bolo Flô são provenientes de Compensação Ambiental, por significativo impacto de um empreendimento licenciado pela Sema. 

Com a reforma, o cercamento do entorno será reforçado, e passará a ter entrada controlada, com o acesso fechado ao público no período noturno, assim como funciona atualmente o Parque Mãe Bonifácia.  Haverá a revitalização das pistas de caminhada, a sinalização para facilitar o uso e atenção dos usuários às regras das unidades de conservação,  manutenção de pontes, e do cercamento que fecha o acesso ao local.

As pontes do Parque Zé Bolo Flô foram reconstruídas com apoio do parlamentar estadual Alan Kardec, que cedeu a mão de obra especializada para a construção. Já as pontes do Mãe Bonifácia tiveram a construção feita em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).

Além de áreas de lazer da sociedade cuiabana, os Parques Estaduais Massairo Okamura, Mãe Bonifácia e Zé Bolo Flô, representam, juntos, cerca de 197 hectares de área verde preservada do Bioma Cerrado em plena área urbana, geridos pela Sema-MT. 

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838