Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Sema-MT lança sistema de adesão digital ao programa Carbono Neutro MT
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Segunda, 09 de Maio de 2022, 19h13 | Última atualização em Segunda, 09 de Maio de 2022, 19h25 | Acessos: 693 | Categoria: Notícias
Novo sistema de adesão do programa Carbono Neutro
imagem sem descrição.

Está disponível a partir desta segunda-feira (09/05/2022) o novo Sistema de Adesão ao Programa Carbono Neutro MT, que possibilita que o pedido para receber o selo do programa seja feito de modo digital. O sistema está disponível no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) www.sema.mt.gov.br ou clicando AQUI.

A plataforma oferece ao cidadão o preenchimento automático de formulários, o trâmite digital do processo de adesão, e a concessão e emissão do certificado do Selo Carbono Neutro pela internet, de qualquer lugar do mundo. Os certificados ficam disponíveis no sistema para serem emitidos a qualquer tempo, e a sua validade pode ser conferida por meio de um QR Code.

Pessoas físicas e jurídicas podem aderir ao programa e receber o selo Carbono Neutro referente a uma das categorias: financiador, apoiador e compromissário. O objetivo central é contribuir com ações que visem a neutralização das emissões de carbono das atividades de Mato Grosso.

Interessados que já possuem um programa de descarbonização em andamento, e condições de receber a certificação de Carbono Neutro para atestar que já neutralizou as emissões do seu empreendimento devem se cadastrar como "compromissário". A Sema irá analisar tecnicamente a submissão para a concessão do selo mais importante do Programa, o de Carbono 0%.

"A Sema coloca à disposição da sociedade esta ferramenta para facilitar a adesão e motivar aqueles que já possuem atividades de descarbonização, ou querem apoiar ou financiar ações, a aderirem ao programa sem burocracia. Com isso Mato Grosso chega mais perto de alcançar a sua meta de neutralizar a emissão de carbono até 2035", explica a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

 

Passo a passo

Para acessar o sistema basta entrar na página oficial da Sema-MT (www.sema.mt.gov.br), no atalho "Carbono Neutro MT". Nesta página, você encontra informações gerais sobre o programa, decretos e normativas, e o acesso direto ao Sistema Estadual de Adesão ao Programa Carbono Neutro MT.

Para formular o seu pedido de adesão é necessário preencher o formulário disponível na página. Escolha a classificação do solicitante (pessoas física ou jurídica), em seguida, qual a categoria você se enquadra (financiador, apoiador e compromissário).

Insira os empreendimentos que serão cadastrados no requerimento, tanto em áreas urbanas, quanto rurais. Ao concluir o preenchimento basta "enviar" os dados.

Após o envio do formulário, ocorrerá o download automático da Instrução Normativa Nº 05/2022, do Termo de Compromisso, e do Formulário de Adesão preenchidos de modo automático. Na próxima tela do sistema, os termos e formulários assinados devem ser anexados, e o envio deve ser concluído para a adesão ao Programa.

Por fim, o protocolo de adesão aparecerá na tela confirmando que o requerimento foi gerado pelo sistema com sucesso. Será enviado um e-mail confirmando o pedido de adesão, e o número de protocolo.

A equipe da Coordenadoria de Mudanças Climáticas fará a análise de todos os requerimentos, e disponibilizará a certificação para download na página do Programa.

 

Emissão do selo

Após a concessão do selo, o interessado poderá emitir o certificado pela página do Programa. Basta informar o número do protocolo de requerimento e o CPF/CNP do solicitante. Após clicar em "pesquisar" será feito o download automático do certificado em dois idiomas: em português e em inglês.

 

Programa Carbono Neutro MT

O Governo de Mato Grosso lançou o programa Carbono Neutro MT em 2021 com o objetivo de fortalecer ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável, gerando o equilíbrio entre as emissões e remoções de gases do efeito estufa. A meta é alcançar a neutralidade de emissões até 2035, 15 anos antes da meta global, que é 2050. O programa foi instituído pelo decreto 1.160/2021.

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838