Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Guia de Campo
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Terça, 14 de Dezembro de 2010, 21h16 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h31 | Acessos: 3355 | Categoria: Notícias

 

 
Guia_Campo_red
 

Mato Grosso, com parte de seu extenso território inserida em três grandes biomas brasileiros – Amazônia, Cerrado e Pantanal – reúne inúmeros ecossistemas, formando um mosaico de ambientes naturais. Os ambientes florestais predominam na porção amazônica, mas sem deixarem de ser representativos nas associações formadas com aqueles savânicos e pantaneiros.

 

Na região noroeste, as florestas ombrófilas, e em menor proporção as estacionais, ocupam 82,3% da área original com vegetação nativa, de 104,705 km². Entre 1999 e 2008 foram desmatados 17,3% desse total (Inpe, 2009), colocando essa porção do Estado em posição de destaque em conservação das formações florestais. No entanto, reconhecidamente a exploração florestal e a pecuária são as principais atividades econômicas nos sete municípios que compõem a região, com tendência de expansão futura.

 

Diante desse contexto, o Guia de Campo – Caracterização de Tipologias Vegetais de Mato Grosso constitui uma iniciativa bem-vinda que permitirá auxiliar os interessados em estudar a vegetação ou desenvolver atividades produtivas a identificar as diferentes fitofisionomias presentes na região, particularmente os agentes do setor florestal.

 

O livro é produto da discussão sobre a necessidade de propor uma metodologia de fácil aplicação e que produzisse resultados confiáveis, sob as óticas técnica e científica, para a identificação das tipologias vegetais de Mato Grosso.

 

O Projeto BRA/00/G31 Promoção de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade nas Florestas de Fronteira do Noroeste do Mato Grosso apoia tal iniciativa, reconhecendo esta aplicabilidade não restrita à região noroeste, mas que se estende a todo o território mato-grossense. Poderá contribuir no processo de tomada de decisão, no sentido de orientar o licenciamento rural do Estado no uso dos recursos naturais e no monitoramento dos seus efeitos sobre o meio ambiente. Desta forma, a SEMA estará assegurando o equilíbrio entre as necessidades sócioeconômicas com as exigências ecológicas e legais relativas ao meio ambiente.

 

 

 

 

  

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838