Página inicial > SEMA > Notícias > Gestores da Sema e unidades regionais passam por formação em liderança
Publicado: Quinta, 16 de Dezembro de 2010, 20h27 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h32 | Acessos: 729 | Categoria: Notícias

Sema/MT
capacitacao.Sema.ED
Gestores da Sema em atividade

Secretários adjuntos, superintendentes, coordenadores, gerentes, assessores e diretores das 11 Unidades Regionais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema/MT) participaram nessa quarta-feira (15.12), no Hotel Fazenda Mato Grosso, de um workshop para lideranças.

Ao todo o evento reuniu 96 gestores da Sema e do interior do Estado. "O objetivo é influenciar positivamente a rotina de trabalho da Secretaria", explicou o secretário de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, que participou do workshop, junto com a secretária adjunta de Qualidade Ambiental, Mauren Lazzaretti, e o secretário adjunto de Mudanças Climáticas, Julio César Bachega.

A iniciativa partiu do secretário e foi desenvolvida pela Gerência de Aplicação, Desenvolvimento e Qualidade de Vida da Sema e, será o primeiro de uma série de encontros que terão continuidade em 2011. "Estamos aproveitando o momento em que a Sema está passando por um processo de mudanças internas, visando melhor ainda mais os serviços prestados pelo órgão, para capacitar nossos técnicos", salientou Maia ao lembrar que "a Secretaria tem que estar preparada, física e tecnicamente, para atender a demanda que está por vir. Não podemos esquecer que o desenvolvimento do estado passa todo pela Sema e, para que possamos desempenhar o papel de ordenador dos recursos naturais, nossos técnicos precisam estar capacitados."

O Coordenador da Gerência de Aplicação, Desenvolvimento e Qualidade de Vida no Trabalho, Alexandre Soledad, explicou que este primeiro momento foi de sensibilização. "Nos próximos três ou quatro encontros que serão realizados no ano que vem, inclusive um deles de imersão, estaremos abordando temas relacionados a comunicação interpessoal, comprometimento, gestão de competências e produtividade, objetivando melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados pela Sema".

Entre as ações que já estão sendo preparadas para 2011, Soledad destacou as capacitações no interior do estado. "Estaremos promovendo uma série de eventos de formação voltados para as Unidades Regionais da Secretaria, a previsão é de sejam realizados quatro encontros, agrupando as regionais por proximidade".

Um dos trabalhos realizados este ano pela Gerencia foi um levantamento entre as 11 unidades regionais da Sema, em relação aos temas a serem abordados nesses encontros de formação. "Com esse resultado em mãos estamos planejando as capacitações nas áreas de maior demanda como Licenciamento Ambiental, Educação e Legislação e Atendimento ao Público. Para isso estaremos utilizando os conhecimentos dos nossos técnicos", explicou.

A formação teve como facilitador o jornalista, palestrante motivacional, professor universitário e consultor de Desenvolvimento de Pessoas, Jair Donato. Durante o workshop, que teve como foco o desenvolvimento de equipes de trabalho e liderança foram realizadas atividades interativas, com o objetivo de trabalhar questões como a comunicação, relacionamento inter-pessoal, atitude e aspectos motivacionais.