Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Sema defende políticas públicas sustentáveis em seminário
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quinta, 08 de Maio de 2025, 19h22 | Última atualização em Quinta, 08 de Maio de 2025, 19h22 | Acessos: 50 | Categoria: Notícias
Guilherme Cortês/Sema MT
imagem sem descrição.

Nesta quinta-feira (08), na abertura do 1º Seminário de Compras Sustentáveis de Mato Grosso, a secretária adjunta de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Luciane Bertinatto, ressaltou a importância de o setor público pensar em políticas que sejam sustentáveis. Ela destacou a pujança do Estado, que vem despontando em nível nacional e internacional, pela diversificação da sua produção e verticalização da economia.

“Nós, que fazemos parte do serviço público, precisamos focar cada vez mais em políticas públicas que sejam sustentáveis, priorizando compras que primem pela qualidade, equidade e pelo zelo ao meio ambiente”, afirmou a secretária adjunta.

O procurador-geral do Estado, Francisco de Assis da Silva Lopes, enfatizou a dificuldade que o gestor tem para respeitar as práticas sustentáveis nas aquisições. “Não é uma tarefa fácil, daí a importância de estarmos aqui juntos discutindo como se fazer e buscando as melhoras práticas”.

O supervisor da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Valdir Teis, ressaltou a necessidade de valorização das pequenas e microempresas, além das unidades familiares, nas compras governamentais para fortalecimento da economia local.

Também participaram da mesa de abertura do evento, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Álisson Alencar, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Jonas Alves de Souza, a secretária Adjunta de Administração Fazendária, Radiana Kássia e Silva Clemente, e a secretária Secretário Adjunto de Aquisições Governamentais da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Katiene Pinheiro.

A programação do seminário inclui discussões sobre compras sustentáveis, Lei 14.133/21, critérios socioambientais, elaboração de termos de referência, entre outros assuntos. A capacitação ocorre na Escola de Contas do TCE.

*Texto: Clênia Goreth

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838