Servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), apresentaram esta semana o projeto Chatbot inteligente: Guia digital do licenciamento ambiental, durante a 3ª edição do Acelera gov.MT. Escolhido para estar entre os vinte selecionados, a iniciativa tem como propósito transformar o atual chatbot da Sema, que hoje atua apenas como repositório de respostas estáticas e genéricas, em uma ferramenta dinâmica, interativa e orientada à linguagem simples.
Com a novidade, a Sema busca oferecer uma experiência de atendimento mais eficiente, acessível e humanizada, garantindo que o cidadão obtenha respostas claras e precisas sobre licenciamento, outorga e regularização ambiental, sem depender apenas da mediação direta de servidores.
“O Acelera nos deu ferramenta, conteúdo e capacidade para fazer o nosso projeto seguir em frente, a saber como sair do campo das ideias e colocar no papel. Agora estamos trabalhando para implementar”, afirma a analista de meio ambiente da Superintendência de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços (SUIMIS) e uma das responsáveis pela elaboração da proposta, Maria Cristina Ramos.
Após analisarem o modelo atual de assistência por IA utilizada na secretaria, o grupo de estudos identificou que um atendimento mais inteligente poderia reduzir erros de protocolo e dúvidas recorrentes. O instrumento também padroniza o atendimento, garantindo que todos recebam a mesma informação, com base na legislação vigente, além de aumentar a eficiência interna, pois diminui o volume de dúvidas básicas que antes exigiam intervenção humana.
“Esse projeto representa um passo estratégico rumo à consolidação de um atendimento digital moderno, baseado em dados, tecnologia e empatia, fortalecendo a missão da Sema de promover uma gestão ambiental eficiente, transparente e próxima da sociedade”, conclui a analista.
A Secretaria Adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lilian Ferreira, ressaltou o sentimento de orgulho durante a apresentação. “Partiu dos servidores se envolver nesse projeto, isso é uma prova do quantos eles gostam do trabalho que fazem e querem que ele seja cada melhor e não tem como melhorar, como motivar a equipe se a alta gestão não estiver participando, então a minha participação aqui é como apoio pelo trabalho que o grupo está fazendo”, declara a secretaria adjunta.
Acelera Gov.MT
O programa que tem como objetivo impulsionar funcionários das unidades administrativas do Poder Executivo na criação de soluções inovadoras para desafios do setor, surge da cooperação assinada entre o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-MT).
Os interessados participam de uma imersão com duração de três meses, nesse tempo são proporcionadas mentorias com especialistas e oficinas práticas e cria possibilidade de ampliar as conexões dos profissionais. O curso é concluído com uma apresentação da iniciativa elaborada a ser aplicada nos órgãos executivos.
A participação é voluntária e gratuita.
*Texto: Yasmin Yegros