Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Sema encerra mutirão em Diamantino com mais de 180 cadastros atendidos
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Sexta, 28 de Novembro de 2025, 20h10 | Última atualização em Sexta, 28 de Novembro de 2025, 20h10 | Acessos: 47 | Categoria: Notícias
Sema/MT
imagem sem descrição.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) concluiu nesta quinta-feira (27.11) o mutirão “CAR Digital 2.0 em Campo”, em Diamantino, com atendimento de mais de 180 cadastros. Além de esclarecer dúvidas sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR Digital 2.0) de sua propriedade, quem participou do mutirão também recebeu orientações sobre o Simcar Assentamento e sobre os programas Floresta + Amazônia e de Reinserção e Monitoramento (Prem) do Imac.

Valdeson Laureano de Oliveira é produtor rural em Diamantino e estava com embargo em uma área de 6,41 hectares após autuação por desmatamento ilegal. Foi até o mutirão, verificou a situação do CAR Digital 2.0 de sua propriedade e lá mesmo conversou com a equipe do Instituto Mato-grossense de Carne (Imac) para ser contemplado com o Programa de Reinserção e Monitoramento (Prem).

Após assumir o compromisso de cumprir com as obrigações para efetiva regeneração da área desflorestada e de seguir com as orientações determinadas no plano de adequação para comprovar o restabelecimento do desmatamento ilegal, o produtor rural já saiu do mutirão com uma Autorização de Comercialização Temporária.

“O atendimento que tive no mutirão foi de extrema importância. Hoje eu me vejo em condições, através dessa autorização provisória, de conseguir trabalhar e lucrar com o meu produto. Eu me coloquei à disposição para dar a minha contribuição e recebi as orientações para regularizar a situação da minha propriedade”, afirmou.

Segundo a assessora de projetos do Imac, Ana Flávia Cunha, o Programa de Reinserção e Monitoramento avalia a propriedade e por meio do CAR é feita uma análise socioambiental. A principal vantagem é que ao iniciar o processo de regularização, o produtor já consegue a autorização provisória para promover a comercialização.

 


Simcar Assentamento

A secretária-adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto, ressalta que os mutirões também têm sido espaços importantes para esclarecimentos e mobilização junto às prefeituras municipais, sindicatos e empresas para regularização ambiental de pequenas propriedades.

“Durante o mutirão realizamos várias reuniões e iniciamos as articulações para formalização de acordos de cooperação técnica nos municípios de Diamantino e Alto Paraguai visando impulsionar a regularização de pequenos imóveis rurais nos dois municípios”, afirmou a secretária.

Além de Diamantino, foram atendidos outros nove municípios da região: São José do Rio Claro, Nova Mutum, Campo Novo do Parecis, Nortelândia, Alto Paraguai, Denise, Arenápolis, Nova Olímpia e Santo Afonso.

O “CAR Digital 2.0 em Campo” é realizado pela Sema em parceria com o Sindicato Rural e a Prefeitura. A iniciativa tem o apoio do Projeto Floresta+ Amazônia, Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac), Escritório Verde (JBS), Instituto PCI (Produzir, Conservar e Incluir) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea).

*Texto: Clênia Goreth 

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Ouvidoria (Whatsapp)

(65) 98153 0255